Teresina tem primeiro encontro de arte botânica

Feira teve vários tipos de plantas em um único espaço, exposição e venda de artesanato do Poti Velho, acessórios e objetos de educação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu neste domingo (14), embaixo da ponte Juscelino Kubitschek,que liga o Centro à zona Leste de Teresina, o I  Encontro de Arte Botânica do Piauí. O evento reuniu microempresários com um paixão em comum: as plantas. Foram   23 pessoas inscritas para participar do encontro que promoveu a feira e exposição com venda de acessórios, objetos de decoração, bonsais, vasos cerâmicos e vários tipos de plantas. O evento começou 9h e foi até às 17h, aberto à visitação.

Crédito: José Alves Filho

Hamanda Soares, bióloga e microempresária do ramo de arte botânica, começou a perceber uma boa movimentação no cenário de micro paisagismo em Teresina e então, teve uma ideia, juntamente com outros microempresários, de organizar um evento de arte botânica. 

Com relação ao objetivo, Hamanda explica que a intenção é que o evento aconteça com mais frequência na cidade. "Isso para trazer mais pessoas, mais gente que trabalha e que gosta de planta para fazer circular o esquema da microeconomia também. De comprar de quem faz, fortalecer o produtor local, além de fortalecer a identidade da nossa cidade.” conta Hamanda Soares.  

Entre acessórios com arte, bonsais, cerâmicas mini cactos, está Márcia Rodrigues, a administradora que teve seu lugar para expor os produtos de sua loja, uma espécie de “arte viva em vasos”,  plantas de diversos tipos. Sua empresa foi fundada em 2018 e este foi o primeiro evento que ela participa. Além de aproveitar para apreciar o trabalho dos colegas, fala de um valor essencial propagado por trabalhos botânicos.

Crédito: José Alves Filho

“A gente sabe que a cada dia mais as pessoas sofrem com a questão do estresse ou de outras ansiedades do trabalho. Cuidar de um ser vivo é uma coisa que dá uma satisfação, dá uma acalmada e faz com que a gente tenha uma vida melhor”, disse

A praticidade das mini plantas em vasos, revela Márcia, é a facilidade de cuidar e manter em casa, as boas energias e sensações que as plantas exalam.

A paixão pelas plantas e o sossego que ela proporciona trouxe o advogado Fred Mendes com os dois filhos. “É importante ter arte botânica na cidade inteira, pois une duas coisas fundamentais: arte e natureza. Se você pode unir as duas coisas em um só local, é fantástico. E é muito bom trazer as crianças para ver isso para que elas possam aprender a gostar das plantas e de arte.”, conta.

Crédito: José Alves Filho

“A gente se encontra com a natureza”, fala  Alice Vieira Mendes, de 7 anos, enquanto observava os colares artesanais com pequenas plantas nos pingentes. 

Ester Bezerra Alves veio especialmente para mostrar o trabalho de cerâmica do Poty Velho e ressalta a importância da feira na ponte JK com relação à visibilidade do seu trabalho. “Tem gente que não pode ir até lá. A gente estar para um espaço que eles possam vir é até melhor. Aqui é muito bom, as pessoas conhecerem nosso trabalho”.

Crédito: José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES