Teresina tem 535 casos de hanseníase somente em 2011, revela FMS

A Sesapi ainda não consolidou os dados de hanseníase de 2011 em todo o Estado, mas a parcial é de 775 casos até agosto.

INFORMAÇÃO | Ação educativa conscientizou a população sobre a doença. | Reprodução Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que Teresina teve um total de 535 casos confirmados de hanseníase em 2011. O dado mostra que houve redução, já que em 2010 cerca de 700 casos foram registrados pela fundação. Ontem, a FMS participou, na Praça João Luiz Ferreira, no centro de Teresina, de uma ação educativa de prevenção à hanseníase, que contou com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Na ocasião, houve a distribuição de material informativo e aconselhamento sobre os sintomas e características da doença. O assessor técnico do programa municipal de controle da hanseníase, Francisco Formiga, afirmou que a ação educativa foi pensada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, lembrado no último domingo de janeiro.

?Além disso, no próximo dia 26 todas as unidades de Saúde da Família estarão mobilizadas, com a demanda aberta para os casos de manchas e suspeitas de hanseníase, fazendo também o trabalho de educação e promoção da saúde?, disse o técnico.

O coordenador estadual do Morhan, Ruimar Batista, falou sobre o contexto de combate à hanseníase no

Piauí e no Brasil. ?É uma doença comum, que tem cura. No entanto, em pleno século XXI ainda temos pessoas que manifestam preconceito, e que desconhecem que, uma vez iniciado o tratamento, a doença não é contagiosa?, disse ele.

Para diagnosticar a hanseníase, o procedimento é simples, basta a análise clínica e somente em alguns

casos, é necessário uma análise laboratorial. O tratamento dura em média de 6 a 12 meses e, quando feito de maneira ininterrupta, leva cura do paciente. A Sesapi ainda não consolidou os dados de hanseníase de 2011 em todo o estado, mas a parcial é de 775 casos até agosto. No ano de 2010 a secretaria registrou um total de 1507 casos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES