Alerta: Teresina tem registro de 9,5 queimadas por dia

As queimadas acontecem geralmente no mato ou em terrenos baldios.

Avalie a matéria:
Registro de queimadas aumenta em THE | Ef"rém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quantidade de queimadas em Teresina tem aumentado na mesma proporção da temperatura. Prova disso são as estatísticas do Corpo de Bombeiros, que atenderam 133 ocorrências do dia primeiro ao dia 14 de setembro. Isso significa que existem, em média, 9,5 focos de queimadas diariamente. Os índices são crescentes desde julho, quando foram registrados 93 focos. Em agosto esse número saltou para 200 ocorrências. Comparando aos primeiros meses do ano, percebe-se que o caso é preocupante. De janeiro a junho, a média era de apenas sete queimadas por mês.

Segundo o Coronel Chagas Martins, do Corpo de Bombeiros, as queimadas acontecem geralmente no mato ou em terrenos baldios. Nesse último caso, ele destaca um fator importante. ?Muitas vezes, as pessoas que moram próximas desses terrenos baldios são quem provocam os incêndios, quando tentam queimar o mato já crescido?, revela o coronel.

Ele acrescenta que isso acontece porque os terrenos baldios servem como esconderijo para bandidos, principalmente quando a vegetação cresce. Sendo assim, os moradores queimam o mato como uma forma de proteção. ?Mas eles não consideram que, ao provocarem queimadas, estão submetidos a provocar existem outros riscos?, alerta o coronel Chagas Martins.

De acordo com uma Lei Municipal, a responsabilidade pela limpeza e capina dos terrenos baldios é dos seus proprietários. Quando atende a uma ocorrência nesses locais, o Corpo de Bombeiros informa à Superintendência de Desenvolvimento Urbano da área. Em seguida, o dono do terreno é notificado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES