Teresina terá Mostra Cultural GLBT

o Grupo realizará a 1ª Mostra Cultural da Diversidade, que acontecerá de 05 a 07 de março, no Complexo Cultural Clube dos Diários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Luiz Mott, decano do movimento LGBT no Brasil, costuma dizer nos quatro cantos que "o Piauí é a San Francisco do Sertão". Ao comparar nosso Estado com a cidade americana mais gay, Mott quer destacar os grandes avanços conquistados pela população lgbt piauiense.

Mesmo com as inúmeras conquistas, a discriminação contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais ainda é a regra no Piauí. Por isso, o Matizes tem atuado fortemente nas ações de combate ao preconceito e enfrentamento da discriminação. Com esse objetivo, o Grupo realizará a 1ª Mostra Cultural da Diversidade, que acontecerá de 05 a 07 de março, no Complexo Cultural Clube dos Diários (programação abaixo).

A Mostra é produto do Prêmio Nacional de Cultura LGBT, patrocinado pelo Ministério da Cultura, com o objetivo de fomentar a realização de ações artísticos-culturais voltadas para o combate à homofobia.

Através da 1ª Mostra Cultural da Diversidade, os teresinense terão oportunidade de assistir a manifestações artístico-culturais, cujo foco é o respeito às diversidades como pressuposto para a construção de uma cultura de paz. "A linguagem artística é uma importante ferramenta para a sensibilizaão das pessoas e provocar nelas reflexão sobre questões ditas "polêmicas", como é o caso das homossexualidades. Essa mostra busca exatamente isso: incitar os teresinense a refletir sobre as homossexualidades despidos de preconceito", explica Herbert Medeiros, Coordenador de Imprensa do Matizes.

Um dos destaques da Mostra será a Exposição fotográfica ?Lésbicas de todos os Matizes?, que retratará o universo lésbico-feminino, através das nuances da linguagem fotográfica. As imagens buscarão percorrer e desvendar como mulheres lésbicas e bissexuais vivenciam seus cotidianos socioculturais, em espaços como trabalho, família, relações amorosas e lazer. Para Marinalva Santana, militante do Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas(LBL), essa exposição mostrará um outro lado da lesbianidade, em que o orgulho, a alegria e a paz interior são os principais ingredientes nas vidas das mulheres que se deixaram fotografar. ?Essa exposição foi pensada não só para homenagear algumas lésbicas guerreiras de nosso Estado, mas também para desconstruir a idéia, distorcida e equivocada, de que vivenciar a lesbianidade é sinoônimo de sofrimento e angústia, pontua Marinalva.

Confira a programação da Mostra:

Þ 05 de março de 2010

18h ? Abertura - Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários

18h30min ? Lançamento do Livro:

- Primeiro livro das diferenças: de família e bandos, de Flavio Brebis

20h30min - Show ?As Divas? ? Produção: Cláudia Simone e João Vasconcelos - Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários

Þ 05 de março de 2010

21h ? Festa ?Eu gosto de ser mulher?, c/ Elines Andrade, Jô Ribeiro, Rita Farias e Dj Laís ? Local: Lagoinha da Mãe Alda (Rui Barbosa, 5359 ? Mafrense)

Þ 05 a 12 de março de 2010

Exposição Fotográfica ?Lésbicas de todos os Matizes? - Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários

Exposição ?Matizes em movimento? - Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários

Þ 08 a 12 de março de 2010

12h - Mostra de filmes - Local: Sala Torquato Neto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES