mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Teresina vai fechar 2018 com chuva acima da média

Este ano já choveu em 118 municípios piauienses.

O ano de 2018 vai terminar com um desempenho muito satisfatório das precipitações sobre Teresina. Com dez dias de chuvas, o mês de dezembro está sendo o mês com maior volume de precipitações do ano até agora, com aproximadamente 241,3 milímetros (mm). De acordo com o climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, as precipitações no Piauí estão sendo provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A chuva da primavera está sendo farta. De acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Teresina registrou 83,3 mm no último dia 09. Depois dessa chuvarada, o total de chuva acumulado em dezembro subiu para 241 mm, que corresponde ao dobro da média de chuva normal para este mês, que é de 100 mm.

Os dados pluviométricos da Agência Nacional das Águas (ANA) e a base de dados da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) confirmam que este dezembro de 2018, para a cidade de Teresina, é o mais volumoso em carga pluviométrica desde 1989.

Segundo o climatologista, outro fenômeno climático vem atuando no Estado, a ação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), comum nesta época do ano. “O fenômeno deve seguir atuando nos próximos dias. A previsão é de chuva com poucas interrupções e variação na intensidade em todas as regiões”, acrescenta o docente.


\"
(Crédito: Raíssa Morais)


Para o Piauí, nos próximos dias, as mínimas devem ficar entre 19ºC e 22ºC. As máximas chegarão a 35ºC, segundo o instituto Climatempo. “A tendência é uma redistribuição dos valores de chuva no território piauiense conforme o sistema se movimenta e se dissipa. As temperaturas devem continuar abaixo da média prevista para o mês, em função da intensa nebulosidade e umidade sobre a região Nordeste”, caracterizou Werton.

Este ano já choveu em 118 municípios piauienses. Os maiores índices de chuvas registrados até a segunda-feira (10) foram em Floriano (57 mm), Castelo do Piauí (49,6 mm), Picos (39 mm), Gilbués (35,6 mm) e São João do Piauí (22,8 mm). No início do mês, foram registradas chuvas com precipitações acima dos 100 milímetros catalogados nos pluviômetros nas estações na capital.

O INMET alerta que há risco de chuva moderada a forte pelo menos até a terça-feira (11) sobre a Bahia, o Maranhão e o Piauí. E com as chuvas é importante que as pessoas fiquem atentas à previsão meteorológica e evitem pontos de alagamento e áreas de risco neste período.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail