Teresina vai fechar 2018 com chuva acima da média

Este ano já choveu em 118 municípios piauienses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2018 vai terminar com um desempenho muito satisfatório das precipitações sobre Teresina. Com dez dias de chuvas, o mês de dezembro está sendo o mês com maior volume de precipitações do ano até agora, com aproximadamente 241,3 milímetros (mm). De acordo com o climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, as precipitações no Piauí estão sendo provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A chuva da primavera está sendo farta. De acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Teresina registrou 83,3 mm no último dia 09. Depois dessa chuvarada, o total de chuva acumulado em dezembro subiu para 241 mm, que corresponde ao dobro da média de chuva normal para este mês, que é de 100 mm.

Os dados pluviométricos da Agência Nacional das Águas (ANA) e a base de dados da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) confirmam que este dezembro de 2018, para a cidade de Teresina, é o mais volumoso em carga pluviométrica desde 1989.

Segundo o climatologista, outro fenômeno climático vem atuando no Estado, a ação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), comum nesta época do ano. “O fenômeno deve seguir atuando nos próximos dias. A previsão é de chuva com poucas interrupções e variação na intensidade em todas as regiões”, acrescenta o docente.

Para o Piauí, nos próximos dias, as mínimas devem ficar entre 19ºC e 22ºC. As máximas chegarão a 35ºC, segundo o instituto Climatempo. “A tendência é uma redistribuição dos valores de chuva no território piauiense conforme o sistema se movimenta e se dissipa. As temperaturas devem continuar abaixo da média prevista para o mês, em função da intensa nebulosidade e umidade sobre a região Nordeste”, caracterizou Werton.

Este ano já choveu em 118 municípios piauienses. Os maiores índices de chuvas registrados até a segunda-feira (10) foram em Floriano (57 mm), Castelo do Piauí (49,6 mm), Picos (39 mm), Gilbués (35,6 mm) e São João do Piauí (22,8 mm). No início do mês, foram registradas chuvas com precipitações acima dos 100 milímetros catalogados nos pluviômetros nas estações na capital.

O INMET alerta que há risco de chuva moderada a forte pelo menos até a terça-feira (11) sobre a Bahia, o Maranhão e o Piauí. E com as chuvas é importante que as pessoas fiquem atentas à previsão meteorológica e evitem pontos de alagamento e áreas de risco neste período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES