Teresina vai receber mais de mil câmeras de monitoramento

O local vai receber aparato tecnológico que vai permitir o combate à violência e estabelecer o monitoramento do trânsito por meio de câmeras instaladas em toda Teresina.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina vai receber mais de mil câmeras de monitoramento no trânsito com o primeiro Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Teresina, que fica localizado na Avenida Pedro Freitas, no bairro Vermelha. A assinatura da ordem de serviço aconteceu ontem (13)

Na ocasião, vários órgãos parceiros que vão atuar juntos com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) na operacionalização do Centro estiveram presentes, como Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI) e Polícia Militar. 

O local vai receber aparato tecnológico que vai permitir o combate à violência e estabelecer o monitoramento do trânsito por meio de câmeras instaladas em toda Teresina.

Samuel Silveira, secretário municipal da Semcaspi ressalta a importância dessa modernização. “É um importante trabalho de uma Teresina cada vez menos violenta. Vai permitir uma adequação para o que há de mais moderno em política de segurança pública”, disse.

Na prática, o centro vai funcionar no encaminhamento das imagens geradas a partir de mais de mil câmeras. O funcionamento está previsto para o início do ano de 2020. 

No primeiro momento, a Strans vai instalar uma quantidade em torno de 450 e no segundo instante, com a conclusão da linha de crédito, essa quantidade pode chegar a um patamar superior a mil equipamentos, que vão ficar localizados nas entradas e saídas da cidade e também em outros territórios, analisando preferencialmente as chamadas zonas de calor, que são territórios onde existem uma criminalidade mais forte.

“Preferencialmente unidades públicas, tomando como ponto a ser exaltado, as paradas de ônibus e praças. Dessa maneira, nós acreditamos que de uma forma marcante, a prefeitura de Teresina contribui para uma cidade menos violenta”, disse o secretário.

O prefeito Firmino Filho destaca a importância desse centro de controle operacional para a cidade.  “Vai permitir condições de segurança para os terminais de integração e na sequência, vamos ter a expansão do sistema operacional para os principais bairros e zonas da capital. Vai ser um verdadeiro Big Brother da cidade”, contou.

“Nosso sistema foi criado a princípio para um monitoramento do trânsito. É uma ajuda para a segurança pública", explicou Weldon Bandeira, superintendente da Strans.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES