Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

“Teresinenses aprovaram carnaval com blocos de rua”, diz Firmino Filho

Firmino Filho acompanhou blocos de rua da capital que se apresentaram nesta segunda--feira de carnaval

Compartilhe

O carnaval de Teresina se reinventou, ganhando um novo formato. Mais alegre e com maior participação popular, a festa de Momo na capital se consolida com a presença de blocos de rua espalhados por todas as regiões da cidade. Nesta segunda-feira, o prefeito Firmino Filho e o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Luis Carlos Martins, prestigiaram três dos grandes blocos apoiados pela Prefeitura de Teresina.

O primeiro bloco visitado foi o Vaca Atolada, na região da Matinha, zona Norte da capital. O bloco nasceu ainda em 1992 como uma brincadeira de amigos e se tornou um dos mais tradicionais da capital. O coordenador do bloco, Daniel Borges, comemorou o sucesso do evento e agradeceu o apoio da Prefeitura. “Começamos o bloco de uma forma humilde e hoje, ver o bloco tomar essas proporções é muito gratificante. Esse ano, mais uma vez, conseguimos contar com o apoio primordial Prefeitura para levar a alegria aos foliões e vimos o sucesso do nosso bloco, trazendo a presença de milhares de pessoas, não apenas os moradores da região, mas também pessoas de outras regiões da cidade”, comemora. 

Rômulo Piauilino

O evento contou com a presença do Grupo “Melhor de Três”, composto pelos artistas Flávio Moura, João Cláudio Moreno e Soraya Castelo Branco, que não deixaram ninguém ficar parado ao som das marchinhas e outras músicas de carnaval. 

Para o prefeito Firmino Filho, a proposta de investir em blocos de rua foi acertada. “A cada ano, o carnaval de Teresina cresce não apenas em quantidade de blocos, mas no público presente. O teresinense mostra sua alegria, sua descontração, em todas as regiões da cidade. Esse ano, a Prefeitura apoiou mais de 20 blocos que estão fazendo a festa em todas as zonas da cidade. Um carnaval descentralizado, mas, nem por isso, menos animado”, ressaltou.

O presidente da Fundação, Luis Carlos Martins, ressaltou que a Prefeitura investiu cerca de R$ 127 mil para apoiar os blocos de rua. “Abrimos o edital de apoio aos blocos e demos preferência para os artistas locais. Além do apoio financeiro, apoiamos os blocos com a estrutura de banheiros químicos, iluminação, palcos e outros. O que verificamos é que essa fórmula, de carnaval com blocos de rua, ganhou o apoio e o carinho dos teresinenses que podem brincar o carnaval próximo de suas casas”, pontuou.

A aposentada Francisca Ribeiro, da Matinha, era só alegria. Ela contou que sempre gostou de carnaval, mas tinha dificuldade em participar da festa. “Agora, temos o carnaval na porta da nossa casa, perto de amigos, familiares. A gente pode brincar até a hora que agüentar. Esse apoio que a Prefeitura deu é muito importante para nós que não viajamos no carnaval e queremos curtir a festa”, diz ela. 

O prefeito Firmino Filho acompanhou também o Bloco Na Morada do Sol, na rua Alzair Chaib, no bairro Morada do Sol. O bloco foi criado em 2013 por ideia do arquiteto Gualberto Júnior. O que começou como uma reunião de amigos tomou corpo e hoje reúne dezenas de foliões.

Do outro lado da cidade, dessa vez no Monte Castelo, zona Sul de Teresina, os foliões acompanhavam de perto a folia levada pelo bloco Piauí Samba. Nem mesmo a chuva que caia na região foi suficiente para tirar o samba no pé dos foliões. “Essa é a primeira vez que nos apresentamos no Monte Castelo. Temos 14 anos de resistência ao samba. Fazemos samba durante o ano todo e não poderia ser diferente no carnaval. Esse apoio da Prefeitura foi fundamental para que pudéssemos fazer essa linda e animada festa, com as presenças de pessoas de todas as idades”, sustentou Robert Gleison, um dos organizadores do Bloco Piauí Samba.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS PARA A TERÇA-FEIRA

·         Carnavalesco Rapazes Alegres -               15h [Em frente ao Palácio Da Música]

·         Da batata - 17h [Rua Carteiro Pintassilgol, bairro Mafrense]

·         Tome Dalila - 17h [Alameda Domingos Afonso, bairro Mafrense]

·         Tomar Gagau – 17h [Quadra138 Parque Piauí]

·         Mela Mela Xarobá – 17h [Rua Belchoba, 3039, Planalto Ininga]

·         Kebra Kabaça- 17h [Dirceu, em frente ao BB/evento: em frente a Praça Cultural]

·         Batatinha do Louah- 17h [Rua Angélica, cruzamento entre a Cicero Guelherme E Antônio de Castro Franco]

·         Barão de Itararé – 17h30 [Fundação Bradesco Dirceu I]

·         Arrastão do São João - 18h [Praça do São João]


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar