Teresinenses devem tomar cuidados com efeitos do B-R-O-BRÓ

Teresinenses devem tomar cuidados com efeitos do B-R-O-BRÓ

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o mês de agosto, o teresinense já sentia os efeitos do período mais quente e seco do ano. A umidade do ar baixa, o aumento da sensação térmica e alta radiação solar são algumas das características do famoso B-R-O-BRÓ, período que não só incomoda, como também gera vários problemas de saúde. Como a situação deverá amenizar depois do mês de dezembro, as pessoas devem tomar alguns cuidados com a saúde.

A orientação para quem sofre de problemas respiratórios, como asma, bronquite, sinusite, entre outros, é de que pratiquem atividades físicas antes das 9 horas da manhã e após as 18 horas da tarde, é o que aponta o otorrinolaringologista Flávio Santos.

Onde o clima é mais ameno o ideal é usar umidificadores, principalmente quando se usa ar-condicionado, para melhorar a qualidade do ar e assim ir evitando as crises alérgicas.

O especialista explica que com a baixa umidade do ar, não ocorre toda a fisiologia da respiração, e como os problemas são em decorrência da condição climática, devem ser usados alguns meios que diminuam os efeitos desses problemas.

“O mais importante é hidratar e ter cuidado especial com crianças e idosos. Não esperar que eles peçam líquido”, coloca Flávio Santos ao destacar que é importante ainda ingerir de dois e meio a três litros para hidratar o corpo.

O sistema respiratório é o que mais sofre com as condições climáticas. A região de vias aéreas superiores é a mais afetada pelas altas temperaturas e pela baixa umidade, por alterar a composição do muco, provocando ressecamento da mucosa respiratória, abrindo caminho para as infecções.

Nessas circunstâncias é recomendável também fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico, para evitar sangramentos no nariz, e ainda evitar ingerir líquidos mais frios e abrir a geladeira com o corpo suado.

O ar-condicionado, que é usado constantemente nesta época, precisa ser usado com cuidado para não oferecer riscos à saúde devido ao choque térmico.

As mudanças bruscas da temperatura corporal que acontecem quando alguém passa de um ambiente muito frio para um lugar mais quente, ou vice-versa, também geram gripes, problemas respiratórios, além de fortes crises em pessoas que apresentam rinites alérgicas, bronquites, asma e sinusites.

“Essas variações em pouco espaço de tempo causam danos ao nariz, por isso a dica é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias, como a aplicação de soro fisiológico ou hidratantes nasais, que são adequados para usar neste período do ano”, finaliza o otorrinolaringologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES