Teresinenses recebem orientação da OAB em praça do Centro

Ofereceu à população orientações sobre direito de família

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresinenses receberam orientações jurídicas durante todo o dia de ontem (01). Dentro do Dia da Cidadania, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, a população foi beneficiada com vários serviços gratuitos. O evento aconteceu na Praça Rio Branco, no centro de Teresina.

A ação, aberta ao público, ofereceu à população orientações sobre direito de família, previdenciário, trabalhista, relações de consumo, entre outras.

Segundo Girlane Cassiano, presidente da Comissão de Promoção da Cidadania, no dia em que é comemorado o Dia da Cidadania, a OAB convocou toda a sociedade para compartilhar a promoção do exercício de cidadania, a partir do cumprimento dos direitos e deveres sociais.

"Todas as comissões temáticas da OAB-PI estão presentes tirando dúvidas da sociedade", disse a presidente ao frisar que a maioria dos atendimentos estão relacionados a direitos de família, como divórcio, partilha de bens e pensão alimentícia.

O aposentado João Neri conversou com os advogados das comissões para tirar dúvidas e pedir orientação. Ele tem um processo há cerca de um ano na justiça e o juiz ainda não deu vista.

"Quero saber o que fazer, porque estou todo este tempo esperando e não tenho nenhuma resposta. Os advogados disseram que é preciso que eu tenha em mãos o número do processo e o nome do juiz", comenta.

Para Eduarda Miranda, vice-presidente da OAB, através destes serviços, a Ordem traz para a população carente o auxílio necessário. "Por diversos motivos, inclusive dentro do que nós consideramos uma das bandeiras constitucionais, que é a de promoção a cidadania, a OAB está aqui saindo da sede para dizer à população que ela tem como ser socorrida, que ela precisa estar de olho no seu direito, ter acesso à justiça", disse Eduarda Miranda ao comentar que, agora, a sociedade também pode contar com o Cidadão On-line.

Este programa consiste numa ferramenta criada pela Comissão de Promoção a Cidadania para ampliar os atendimentos à população em relação aos serviços jurídicos.

"Hoje a Ordem tem plantões em que os advogados tiram dúvidas, agora este serviço será também online. Basta que o cidadão entre no site, efetue seu cadastro (informando nome,e-mail, CPF e senha) e deixe sua dúvida", acrescentou.

O evento também ofereceu serviço de emissão de carteira de identidade por meio do Instituto de Identificação do Piauí. A dona de casa Daniela da Silva Vasconcelos aproveitou a oportunidade para tirar a carteira de identidade da filha, Anny Gabrielle. "Não pensei que seria tão fácil e rápido. Daqui há um mês vou pegar a carteira dela no Instituto de Identificação", comemora a mãe.

Além do Instituto, a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) disponibilizou serviços de saúde, como aferição da pressão arterial e análise de diabetes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES