Termina hoje (31) o prazo para pagar IPVA com 15% de desconto no Piauí

A partir do dia 1º até o dia 28 de fevereiro, o desconto será de 10% no caso de pagamento da cota única; até 31 de março, o desconto será de 5%.

Pagamento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Termina hoje, 31 de janeiro, o prazo para pagar a cota única do IPVA 2023 no Piauí, com 15% de desconto. A partir do dia 1º até o dia 28 de fevereiro, o desconto será de 10% no caso de pagamento da cota única; até 31 de março, o desconto será de 5%.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/PI), quem não quiser pagar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em parcela única, poderá parcelar o imposto em três vezes, sem desconto. Neste caso, as datas do parcelamento ficaram as seguintes: 31 de março de 2023: 1ª cota; 28 de abril de 2023: 2ª cota; 31 de maio de 2023: 3ª cota. A taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos usados deverá ser recolhida até o dia 31 de março de 2023, junto ao Detran-PI.

Foto: FreePik

Como efetuar o pagamento do IPVA no Piauí?

A Sefaz e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) informam que, para renovar o licenciamento do veículo em 2023, os contribuintes devem acessar a página do Detran, clicar na barra vermelha, que aparece no campo inferior da página e emitir as guias do IPVA.

Vale ressaltar ainda que para acessar o Documento de Arrecadação do IPVA (DAR-IPVA) direto do site da Sefaz, basta acessar o link https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/ . Depois, é só preencher as informações solicitadas sobre o veículo, que são a placa e o número do Renavam.  

O Detran-PI também disponibilizou na página principal o link http://taxas.detran.pi.gov.br/ipva/index.jsf para o contribuinte emitir apenas as guias do IPVA.  Vale lembrar que para ter acesso às multas e taxas do Detran-PI, ou seja, estar em dia com todos os pagamentos necessários para renovar o licenciamento do veículo, o contribuinte deve clicar no ícone  http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf  e, em seguida, clicar na barra vermelha para emitir as guias do IPVA.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES