Termina hoje o prazo para inscrições no Sisu do segundo semestre

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) que concentra as vagas disponibilizadas pelas instituições públicas de ensino superior

Termina hoje o prazo para inscrições no Sisu do segundo semestre | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para as inscrições no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 encerra às 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira, dia 22. A fim de participar do certame, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Conforme o cronograma, o resultado será divulgado em 27 de junho. A classificação dos estudantes será realizada com base nas notas obtidas no Enem de 2022. As matrículas poderão ser feitas entre os dias 29 de junho e 4 de julho. 

Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) que concentra as vagas disponibilizadas pelas instituições públicas de ensino superior em todo o território brasileiro. A maioria dessas vagas é oferecida por instituições federais, como universidades e institutos.

As oportunidades são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que realiza a seleção dos estudantes com base em suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com as opções feitas pelos candidatos inscritos. Vale ressaltar que o candidato não pode ter obtido nota zero na redação do Enem para participar do processo seletivo.

Durante o processo seletivo do Sisu, o estudante tem a possibilidade de escolher até duas opções de curso entre as oferecidas. É permitido alterar as opções de curso ao longo de todo o período de inscrições, sendo considerada válida a última inscrição registrada no sistema.

Caso o estudante não seja selecionado em nenhuma das duas opções de curso, ainda existe a oportunidade de concorrer a uma vaga por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas próprias instituições a partir de 10 de julho.

As vagas disponibilizadas no processo seletivo do Sisu também são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Conforme essa lei, as instituições federais de ensino superior vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) devem reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 50% das vagas por curso e turno para estudantes que tenham concluído integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas vagas reservadas, metade é destinada a candidatos provenientes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (por pessoa). 

(Com informações da Agência Brasil)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES