Termina nesta segunda-feira o prazo de inscrição para o Enade 2023

Na inscrição, a Instituição de Educação Superior (IES) deve informar os dados acadêmicos e o número do CPF do estudante

Termina nesta segunda-feira o prazo de inscrição para o Enade 2023 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo de inscrição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 encerra nesta segunda-feira, dia 31. Para participar do processo, os coordenadores dos cursos devem realizar a inscrição por meio do Sistema Enade, tanto para estudantes ingressantes quanto para os concluintes habilitados.

Durante o processo de inscrição, a Instituição de Educação Superior (IES) é responsável por fornecer os dados acadêmicos e o número do CPF do estudante, conforme registrado na Receita Federal. Além disso, a instituição tem o dever de informar aos estudantes sobre a sua inscrição no exame.

Entre os dias 1º e 8 de setembro, os estudantes inscritos terão a oportunidade de acessar o sistema para solicitar atendimento especializado, caso necessário, bem como para requisitar tratamento pelo nome social. Os locais onde as provas serão aplicadas serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 6 a 26 de novembro. 

Durante o período de 1º de setembro a 25 de novembro, os estudantes inscritos deverão obrigatoriamente preencher o questionário sobre o perfil e o processo formativo. Essa etapa é fundamental para comprovar a participação do estudante no Enade 2023. 

No dia 26 de novembro, a prova será aplicada com algumas novidades importantes. Uma delas é a ampliação do tempo mínimo de permanência dos estudantes na sala de aplicação, passando de uma hora para duas horas. Além disso, nesta edição, haverá um foco maior na acessibilidade, com a disponibilização do cartão-resposta ampliado, apresentando fonte tamanho 18, especialmente destinado aos participantes com deficiência visual.  

A prova do Enade 2023 é dividida em duas partes distintas. A primeira parte é a de formação geral, comum a todas as áreas, composta por dez questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha. Já a segunda parte é o componente específico, com 30 questões no total, sendo uma delas discursiva e as outras 29 questões de múltipla escolha.  

O Enade tem como propósito a avaliação do desempenho dos estudantes, abordando os conteúdos programáticos estabelecidos pelas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Além disso, a prova também avalia as competências e habilidades essenciais para aprofundar a formação dos alunos. Os resultados obtidos no exame são utilizados como indicadores avaliativos das instituições brasileiras de educação superior.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES