Termo de Cooperação vai permitir construção de empreendimentos turísticos no Ceará

O Protocolo assinado, na manhã desta segunda-feira (24/03), vai assegurarar novas construções

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de criar empreendimentos de m?dio porte com padr?o de atendimento diferenciado, de n?vel mais elevado, o Governo do Estado, atrav?s da Secretaria do Turismo assinou, com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), um Termo de Coopera??o T?cnica para apoio financeiro que viabilize a constru??o das conhecidas ?pousadas de charme?.

O Protocolo assinado, na manh? desta segunda-feira (24/03), vai assegurar a constru??o de novos empreendimentos, assim como permitir que pousadas j? existentes se transformem em pousadas de charme. A previs?o ? de que em de 60 dias a linha de cr?dito j? esteja modelada. S?o R$ 100 milh?es oriundos do Financiamento aos Acionistas de Turismo (Finactur) e do BNB, com aplica??o prevista para os pr?ximos quatro anos.

As pousadas de charme s?o meios de hospedagem de luxo, com poucas unidades, que re?nem sofistica??o e servi?o de um equipamento cinco estrelas, com um atendimento mais personalizado. O Brasil disp?e de aproximadamente 50 estabelecimentos deste porte. O Cear? pretende incentivar este segmento de luxo, de olho tamb?m no mercado internacional com as perspectivas a?reas de novos v?os para os Estados Unidos e Europa.

Para o governador Cid Gomes ?o padr?o diferenciado das pousadas vai permitir que os turistas tenham gastos mais significativos e com isso gerem mais renda para o Estado?. O Governador destacou ainda a import?ncia da sintonia entre o poder p?blico e o trade tur?stico. ?Somando o Governo com a iniciativa privada e as institui?es do setor, poderemos antecipar o resultado do crescimento da ind?stria do turismo no Cear?, reconhece.

Representante da iniciativa privada, o Presidente da Associa??o Brasileira da Ind?stria Hoteleira (ABIH-CE), Eliseu Barros acredita que o projeto ? muito mais amplo porque vai tamb?m resgatar e recuperar as pousadas j? existentes. ?Essas pousadas evidenciam um refinamento no turismo do Cear?.

J? o secret?rio do Turismo, Bismarck Maia, entusiasta da segmenta??o dos produtos tur?sticos no Estado, adianta que os novos produtos dever?o ser criados na costa do Estado. ?Somos um destino de sol e praia e portanto achamos mais adequado?. Bismarck n?o descartou portanto a implementa??o de equipamentos na Serra da Ibiapaba, no Maci?o de Baturit? e no Cariri.

?No BNB j? disponibilizamos uma linha espec?fica de financiamento para a recupera??o de infra-estrutura de equipamentos tur?sticos que j? existem?, disse Roberto Smith. O Presidente acrescentou ainda que ?o Protocolo vai atender as especifica?es de prazos e car?ncias para garantir a implementa??o dos equipamentos?.

Acompanharam tamb?m o ato de assinatura, o Presidente da Associa??o Brasileira de Bares e Restaurantes ? CE (Abrasel), Augusto Mesquita e do Convention Bureau, R?gis Medeiros.

Prodetur

Na ocasi?o, Cid Gomes informou que os recursos aprovados, na ?ltima semana, atrav?s do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), ser?o investidos na capacita??o profissional, em infra-estrutura de estradas e aeroportos, tanto na capital como no interior e sobretudo na sinaliza??o tur?stica, hoje grande diferencial nas rotas tur?sticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES