Terra deve atingir 8 bilhões de pessoas na próxima terça-feira (15)

Estimativa foi traçada pela Organização das Nações Unidas

população | Getty Images / BBC News Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima terça-feira, 15 de novembro, a população da Terra deve atingir 8 bilhões de seres humanos, de acordo com as estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na lista dos países que mais possuem habitantes, a China aparece em primeiro com 1,42 bilhão de pessoas (2022), seguida da Índia com 1,41 bilhão e dos Estados Unidos com +337 milhões. O Brasil aparece na sétima colocação com pouco mais de 215 milhões de habitantes. 

Estimativa foi traçada pela Organização das Nações Unidas. (Foto: Getty Images / BBC News Brasil)

Segundo a ONU, questões de melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina contribuíram para o crescimento populacional.

Evolução humana

Desde o surgimento dos primeiros humanos na África, há mais de 2 milhões de anos, a população mundial aumentou, apenas com algumas pausas no número crescente de pessoas compartilhando o planeta Terra.

Os fósseis mais antigos dos primeiros humanos conhecidos datam de 2,8 milhões de anos e foram encontrados no leste da África.

De acordo com Herve Le Bras, pesquisador do Instituto Francês de Estudos Demográficos (INED), a introdução da agricultura na era neolítica, por volta de 10.000 a.C., marca o primeiro grande salto populacional conhecido.

Isso porque com a agricultura, veio a sedentarização e a capacidade de armazenar alimentos, o que fez com que as taxas de natalidade disparassem, explicou Le Bras à Science Alert.

Além na evolução humana na medicina e saúde pública, o desenvolvimento de vacinas foi fundamental, principalmente o imunizante contra a varíola, que ajudou a conter vírus e bactérias assassinas, que causaram epidemias e pandemias mortais.

A ONU também cita o crescimento populacional também como resultado de níveis elevados e persistentes de fecundidade em alguns países.

Países com os maiores níveis de fecundidade tendem a ser aqueles com a menor renda per capita — por isso, a organização reforça a necessidade de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que continuam “sendo o melhor caminho do mundo para um futuro feliz e saudável”, segundo a organização.

Declínio esperado

Embora a população global tenha levado 12 anos para crescer de 7 para 8 bilhões, levará aproximadamente 15 anos – até 2037 – para chegar a 9 bilhões, um sinal de que a taxa de crescimento geral da população global está diminuindo.

As estimativas mostram que a população da China começará a cair e poderá diminuir pela metade até 2100. A da Índia atingirá o pico por volta de 2050. E a população dos EUA cairia a partir da década de 2030 se não fosse pela imigração.

Algumas regiões do planeta — como América Latina e Caribe, Europa, América do Norte, Leste e Sudeste da Ásia e Ásia Central e do Sul — devem atingir o tamanho máximo de suas populações antes de 2100, já iniciando o processo de declínio populacional antes da virada do século.

Em 2050, a ONU projeta que o Brasil terá uma população de 231 milhões e continuará como o sétimo país mais populoso do mundo, mas com diferenças dos países à sua frente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES