SEÇÕES

Terremoto de magnitude 5,8 atinge o centro da Califórnia

O tremor nos EUA acontece um dia depois de abalo de magnitude 7,4 no México que deixou ao menos 6 mortos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta quarta-feira (24). De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o tremor aconteceu por volta das 10:40 da manhã (14:40 em Brasília), com o epicentro próximo à cidade de Lone Pine, a 300 km de Los Angeles.

O abalo sísmico foi registrado a uma profundidade de 6 km e foi sentido nas cidades de Fresno e Bakersfield, no centro do Estado. O tremor da Califórnia aconteceu apenas um dia depois do forte terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a costa sul do México e deixou ao menos seis mortos no estado de Oaxaca.

Não há relatos imediatos de feridos ou de maiores danos.

O epicentro do terremoto está a cerca de 20 km a sudeste da cidade de Lone Pine, no condado de Inyo e, de acordo com o USGS a cidade com pouco mais de 1,8 mil habitantes, sentiu tremores "muito fortes".

Segundo o jornal "Los Angeles Times", a mesma região passou por um terremoto de magnitude 4,6 há dois dias e o tremor menos forte agora é considerado um "foreshock", ou abalo que antecede um terremoto ainda maior.

Tremor no México

Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa sul do México na terça-feira (23), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O número de mortos pelo terremoto que atingiu a região sul de Oaxaca no México chegou a seis, segundo uma atualização defesa civil mexicana nesta quarta.

O abalo chegou a ser sentido no centro da capital do país, a Cidade do México, que está a centenas de quilômetros de distância do epicentro. O tremor chegou a fazer soar os alertas de autoridades para a possibilidade de tsunami na costa do Pacífico, mas os alarmes foram retirados.

Inicialmente, o USGS tinha informado uma magnitude de 7,7 que foi revisada. Ainda assim, tremores deste tipo provocam estragos e, segundo o Serviço Geológico dos EUA, a proximidade deste tremor com a superfície amplifica seus efeitos.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos