Terremoto de magnitude 6 atinge a ilha de Samoa

Tremor ocorre na mesma região que sofreu com um tsunami há duas semanas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Um terremoto de magnitude seis acaba de atingir a ilha de Samoa, no sul do Pacífico, nesta quinta-feira (ainda quarta-feira no Brasil), informaram os sismólogos do Serviço Geológico dos Estados Unidos, duas semanas depois do violento tsunami causado por um terremoto que devastou Tonga, Samoa e a Samoa Americana.

Ontem, a região do Pacífico também registrou outros tremores. Um abalo de magnitude 6,3 atingiu as Ilhas Aluetian, no Alasca. O terremoto teve seu epicentro 120 km a sudeste de Nikolski, a 14 km abaixo do fundo do mar. O Centro para Tsunamis no Pacífico disse que o tremor não causou um tsunami.

A área é propensa a tremores, mas um de magnitude 6,3 é maior que os que geralmente ocorrem na região.

Indonésia

Um forte terremoto de 6,2 graus afetou ontem a ilha indonésia das Célebes, sem o registro até o momento de vítimas ou danos materiais, anunciou a Agência Indonésia de Geofísica. O tremor aconteceu às 20h30 locais (8h30 de Brasília), 195 km ao sudeste de Melonguane, na Província de Sulawesi (Célebes) do Norte, e a 18 km de profundidade. A Indonésia fica no "anel de fogo do Pacífico", área de justaposição de várias placas tectônicas, com forte atividade sísmica e vulcânica.

Um terremoto afetou no mês passado a província indonésia de Sumatra, com saldo de 809 mortos, segundo dados oficiais, mas que de acordo com a ONU ultrapassa 1.100. Como os trabalhos de resgate foram interrompidos, muitas das localidades coletivas se tornaram uma espécie de covas coletivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES