Terremoto na China deixa ao menos 111 mortos e mais de 200 feridos

Algumas infraestruturas de água, eletricidade, transporte, comunicações e outras foram danificadas pelo terremoto

Terremoto na China deixa ao menos 111 mortos e mais de 200 feridos | Foto: Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada desta terça-feira (19), ainda segunda-feira em Brasília, um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a região noroeste da China, resultando na morte de pelo menos 111 pessoas e deixando outras 230 pessoas feridas, de acordo com informações da agência de notícias estatal Xinhua.

O terremoto ocorreu às 0h59 no horário local (13h59 no horário de Brasília) e teve seu epicentro a 10 km da superfície, o que, por sua baixa profundidade, aumentou o potencial de destruição do sismo. Inicialmente, o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) havia relatado uma magnitude de 6,0. Vários tremores secundários, de menor intensidade, foram registrados.

A província de Gansu, no noroeste da China, foi a mais afetada, com relatos de casas desmoronadas. As autoridades locais informaram que equipes de resgate estão em operação para buscar por desaparecidos. O epicentro do tremor localizou-se a 100 km a sudoeste da capital provincial, Lanzhou.

A província de Qinghai, vizinha a Gansu, também sofreu danos, segundo a agência de notícias Xinhua, e vários moradores saíram às pressas para as ruas. Uma equipe foi enviada às áreas atingidas para avaliar o impacto do terremoto e fornecer orientação às operações de socorro, segundo nota da Comissão Nacional de Prevenção, Redução e Alívio de Desastres da China e do Ministério de Gerenciamento de Emergências.

Algumas áreas atingidas pelo sismo estão localizadas em regiões altas, onde o clima é frio. As autoridades, portanto, se preocupam com outros fatores além do terremoto, segundo a Xinhua. A temperatura em Linxia, na província de Gansu, era de 14° Celsius negativos na manhã desta terça-feira. Parte da China enfrenta temperaturas abaixo de zero, já que uma onda de frio que começou na semana passada persiste no país.

Infraestruturas de água, eletricidade, transporte, comunicações e outras foram danificadas pelo terremoto, mas as autoridades não forneceram detalhes. Terremotos são fenômenos comuns na China. Em setembro, pelo menos 66 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em tremores na província de Sichuan, no sudoeste. Em 2008, a região foi cenário de um terremoto de magnitude 7,9 que deixou 87 mil mortos ou desaparecidos, incluindo milhares de estudantes.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES