Terrenos baldios facilitam arrombamentos de carros na zona Leste de Teresina

Na região, cerca de 200 proprietários de terrenos foram autuados para o cumprimento das normas de regulamentação e limpeza desses locais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os terrenos baldios são um grave problema em Teresina. Apenas na zona Leste da capital já foram autuados mais de 200 proprietários, e cerca de 90 foram multados por não cumprirem as normas de regulamentação e limpeza desses terrenos, que geralmente estão vazios por especulação imobiliária.

Além de juntar lixo, que acaba atraindo ratos, baratas e outras pragas, os terrenos baldios também interferem diretamente na segurança de quem frequenta o entorno de locais como este. Nas proximidades do prédio da Defensoria Pública do Estado do Piauí o arrombamento de veículos tem sido comum.

Pessoas que são assistidas pelo órgão também foram vítimas da ação dos marginais, e o sentimento comum a todos é o de impotência após terem seus bens furtados.

Para eles, a principal razão dos furtos são os terrenos baldios presentes na esquina da Rua Nogueira Tapety com a Rua Desembargador João Turíbio, pois estes possuem o mato alto, o que facilita a ação dos bandidos.

As últimas vítimas foram os estagiários Ulisses Nogueira, de 21 anos, e Camila Medeiros, de 25. Ambos tiveram pertences retirados de dentro de seus carros, que estavam estacionados na Rua Desembargador João Turíbio.

“A gente deixa o carro ali quando chega e não sabe como vai estar na hora de voltar do trabalho”, conta Camila, que teve um celular furtado após quebrarem o vidro de seu carro.

Já Ulisses, que teve a carteira com todos os documentos subtraída, diz que agora estaciona o carro em outra rua mais movimentada, pois teme que o incidente aconteça novamente: “Falta uma fiscalização maior na rua”, denuncia.

De acordo com Cloude Meneses, coordenador de Infraestrutura e Materiais da Defensoria, os crimes acontecem sempre de dia. “No penúltimo assalto que teve nós chamamos a polícia e eles se comprometeram a fazer rondas. Quanto a isso não podemos reclamar. Mas, botar um guarda para ficar na rua não tem como fazer isso. A Defensoria tem a segurança daqui do prédio, não de rua”, relata.

MULTA - De acordo com a Lei Complementar nº3.610/07 do Código de Postura do Município, os proprietários de terrenos devem conservá-los murados, com calçada construída e limpos, o que inclui o corte de mato, evitando situações como a enfrentada pelos frequentadores da Defensoria Pública.

Caso esses requisitos não sejam cumpridos, existe uma notificação e multa, que varia entre R$ 50 e R$ 5 mil, sujeita a juros e correção monetária. A inadimplência impossibilita o proprietário de obter certidões negativas e escrituras de bens, além de não poder participar de licitações, devido à inserção do nome deste na dívida ativa do município.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES