Tesouro de U$ 75 mil achado em fundo de armário cria 'corrida' por dinheiro

cEstima-se que mais de U$75 mil dólares estavam dentro de um fundo falso de um armário. As autoridades fecharam o acesso ao lixão

Tesouro de U$ 75 mil achado em fundo de armário cria 'corrida' por dinheiro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na cidade de Las Parejas, na Argentina, notas de 100 dólares foram encontradas em um lixão. Há várias versões da origem desse tesouro escondido e do valor total que foi enterrado.

Fala-se de mais de 75.000 dólares encontrados até agora. O dinheiro apareceu quando um funcionário que trabalhava no local com uma escavadeira atingiu inesperadamente móveis onde as notas estavam escondidas.

Em Las Parejas, diz-se que o dinheiro deve ter pertencido a uma senhora que morreu recentemente, sem deixar filhos. Acredita-se na cidade que ela o escondeu no fundo falso de um armário, que foi para o lixo depois que os novos moradores da casa se desfizeram do móvel velho.

Um morador de Las Parejas, na Argentina, segura um maço de notas de dólares encontrado em lixão — Foto: Redes sociais/reprodução 

Federico Báez, um dos vizinhos que encontraram parte do dinheiro na semana passada, acha que ainda deve haver mais dinheiro enterrado.

"Um colega desceu do caminhão e viu uma nota de 100 dólares no chão, toda passada. Chamou nossa atenção porque estava impecável. Cada um começou a pegar uma parte. Era como um jogo para ver quem pegava mais notas. Tínhamos juntado 10.000 dólares entre nós seis. Então veio outro menino e encontrou 25.000, ele teve mais sorte. Acho que deve haver muito mais enterrado", disse Báez.

Nos últimos dias as autoridades fecharam o acesso ao lixão

Autoridades argentinas fecharam o acesso ao lixão em Las Parejas após notas de 100 dólares terem sido encontradas no local — Foto: AFP 

Na Argentina, sujeita à alta inflação há décadas, é comum as pessoas economizarem em dólares e os guardarem em dinheiro em suas próprias casas, devido à desconfiança que os bancos geram neles.

O prefeito da cidade, Horacio Compagnucci, se refere ao episódio como a "loucura verde".

"Estou convencido de que toda essa loucura verde ocorre porque o que se encontra são notas de dólar. Em um contexto em que o país não está bem economicamente, a palavra dólar está na boca de todos", disse Compagnucci.

Moradores de Las Parejas, na Argentina, seguram notas de dólares que encontraram em lixão — Foto: Redes sociais/Reprodução 

Desde 2019, um controle cambial cada vez mais restritivo está em vigor na Argentina. Atualmente, o valor máximo autorizado para comprar moeda estrangeira, com fim de fazer uma reserva financeira, é de 200 dólares por mês.

A descoberta inusitada de Las Parejas também serviu para gerar memes, entre os quais o presidente Alberto Fernández e a vice-presidente Cristina Kirchner são vistos cavando o lixão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES