Testagens de DST/Aids serão reforçados nos municípios do Piauí

O trabalho está sendo discutido no IV Encontro Estadual de CTA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O trabalho de prevenção e combate ao HIV, desenvolvido pelos Centros de Testagem e Aconselhamento(CTAs) existentes no Estado está sendo discutido no IV Encontro Estadual de CTA do Piauí, que acontece nesta terça e quarta (6 e 7), em Teresina. No encontro, estão sendo apresentados os avanços atingidos em 2016 e o planejamento de ações para 2017.

No encontro,  a coordenadora do CTA estadual, Cristina Rocha, diz que cada Centro apresenta suas ações e como pretende desenvolver e adequar suas atividades ao contexto epidemiológico da doença no Estado, bem como a importância deles como captador das populações mais vulneráveis ao HIV.

Uma das estratégias de captação tem sido a busca de parceria com a Atenção Básica dos municípios no papel de prevenção e controle do HIV. Hoje, o CTA estadual atende quem tem interesse em fazer as testagens, “porém a atenção básica (postos de saúde e UBS) tem que começar a oferecer os testes rápidos como rotina não só para gestante, mas para qualquer pessoa da sociedade que procure por esse serviço”, disse Cristiana.

Tendo em vista a parceria com os municípios, o CTA estadual capacita as equipes da atenção básica municipal tanto para a realização dos exames quanto para o aconselhamento. Segundo a coordenadora, o Piauí está tentando atingir a meta nacional que é 90% dos casos de HIV testados, 90% tratados e 90% com carga viral indetectável. “Para alcançarmos essa meta, precisamos incluir a testagem na atenção básica. A gente entende que é um processo, mas a atenção básica pode adequar sua rotina para atender essa demanda”, disse.

O Encontro acontece no Diferencial Buffet e segue da tarde de hoje (6) até quarta-feira (7), com início à 7h e previsão de encerramento às 12h.

Dados de testagem HIV/AIDS, sífilis e hepatite 2016

Em 2016, o Centro de Testagem e Aconselhamento do Governo do Estado realizou 3.253 exames de HIV/AIDS. Destes, 243 (7,32%) com resultado positivo, sendo 174 em homens e 69 em mulheres.

Dos 2.302 exames de sífilis realizados, 503 (15,15%) foram positivos, 374 em homens e 129 em mulheres. 

Os exames para hepatite B realizados em 2.302 pessoas foram positivos em 13 delas, sendo 10 homens e três mulheres. Já os 2.302 exames para hepatite C mostraram resultado positivo em 23 casos, 19 em homens e quatro em mulheres.

Para realização do teste

O Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 13h30, na rua 24 de janeiro, 124, Centro - Edifício Teresa Cristina.

O teste é gratuito e sigiloso. Para realização do exame o solicitante deve apresentar documento original com foto e cartão do SUS.

Os municípios de Floriano, Parnaíba, Oeiras, Piripiri e Picos também possuem CTAs. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES