THE é primeira do país a concluir etapa da vacina contra dengue

objetivo é recolher 70 mil amostras de sangue em todo o país.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recolheu 1.022 amostras de sangue para a pesquisa que irá determinar a melhor estratégia de introdução da vacina contra a Dengue no Brasil. O material foi coletado de voluntários de diferentes faixas etárias em escolas, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais.

“Terminamos de coletar as amostras semana passada. O Ministério da Saúde nos informou que reconhece Teresina como a primeira a concluir essa etapa do estudo sobre a vacina contra a Dengue”, afirmou Júlia Rocha Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da FMS.

pesquisa escolheu municípios com mais de 500 mil habitantes para sua realização, e por critérios populacionais Teresina é a única cidade do Piauí que participou. O objetivo é recolher 70 mil amostras de sangue em todo o país.

Foram colhidos 3,5ml de sangue dos voluntários da faixa etária de 2 a 20 anos. O estudo da vacina contra a Dengue encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O laboratório Hermes Pardini foi contratado por meio de licitação pela SPDM e realizará a logística de colheita, acondicionamento e transporte de amostras de sangue até suas unidades próprias locais.

“A extrema adaptação do vetor Aedes Aegypti ao meio urbano e a precária infraestrutura urbana da maioria das metrópoles e grandes cidades do terceiro mundo, virtualmente inviabilizam o controle da Dengue, fazendo com que a vacina seja uma alternativa segura para o controle da doença”, afirma Júlia Rocha Santos.

O Ministério da Saúde está apoiando a pesquisa e a FMS contribuiu na realização de coletas de amostras de sangue em voluntários. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e o Laboratório BIOMED também foram parceiros das ações que aconteceram nas escolas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES