THE: Grupo denuncia construtora de viaduto por atraso em rescisão

A manifestação, de acordo com o representante dos trabalhadores, Ronaldo Pereira, ocorre após várias tentativas de diálogo com a construtora sobre a condição da quitação de valores das parcelas de rescisão

Trabalhadores | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de ex-funcionários fechou, na manhã desta quinta-feira (3), os portões que dão acesso ao alojamento da construtora TCE Engenharia, na Avenida dos Expedicionários, zona Leste de Teresina. Os trabalhadores colocaram pneus e troncos de árvores na entrada. A empresa é reponsável pelas obras do viaduto do Mercado do Peixe.

A manifestação, de acordo com o representante dos trabalhadores, Ronaldo Pereira, ocorre após várias tentativas de diálogo com a construtora sobre a condição da quitação de valores das parcelas de rescisão de contrato de trabalho e atraso no pagamento da multa de 40% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Ronaldo Pereira mostra tabela com atraso nos pagamentos da rescisão contratual (Foto: Raissa Morais) A empresa, que também já esteve à frente da construção da Ponte Ufpi, na zona Norte de Teresina, havia firmado um acordo para quitação das parcelas de rescisão pendentes com alguns funcionários que foram demitidos. O contrato dos trabalhadores aponta a divisão de seis meses no valor total do pagamento.

Porém, a empresa TCE Engenharia não está cumprindo as datas das transferências e os valores aparecem em números inferiores na conta do trabalhador. Segundo Ronaldo Pereira, pelo menos 140 ex-funcionários estão enfrentando as mesmas dificuldades no recebimento dos seus direitos.TRabalhadores bloqueiam entrada de viaduto (Foto: Raissa Moarsi)

“Estamos aqui para receber nosso FGTS. A gente vem pra cá desde a semana passada, passamos o dia todo e eles não resolvem nada. A rescisão está sendo parcelada e com valores atrasados. Chegamos aqui com fome, passamos a manhã e tarde em busca de respostas”, falou Luiz Costa, ex-colaborador das obras da Ponte UFPI, obra que teve menos de 20% dos serviços executados pela TCE.

Ronaldo Pereira cobra o pagamento de rescisão contratual. “Saimos em setembro da obra do Mercado do Peixe, fizemos várias manifestações e até agora não temos respostas sobre, só marcando data. A gente chega nessa data e o valor não cai na nossa conta”, disse Ronaldo. Alguns trabalhadores que preferiram não se identificar relataram que atraso nos pagamentos está impossibilitando a administração das contas em casa e das pensões alimentícias dos filhos.

O Jornal Meio Norte teve acesso ao setor administrativo da empresa, que recusou falar sobre o assunto. Um dos funcionários forneceu o número da matriz Triunfo TCE, sediada em Curitiba. O número em questão também recusou falar com a equipe de reportagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES