The Guardian: Brasil lança maior operação contra grileiros na Amazônia

A Operação Eraha Tapiro (“Remoção de Ox” na língua do Povo Indígena Assurini) visa restaurar o controle estatal sobre o Território Indígena Ituna-Itatá, que sofreu alguns dos piores desmatamento e invasões na Amazônia

The Guardian: Brasil lança operação contra grileiros na Amazônia | Lela Beltrão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo brasileiro lançou sua maior operação de todos os tempos para remover milhares de vacas de propriedade de conquistadores ilegais de terras do território indígena na floresta amazônica. Três helicópteros, uma dúzia de veículos e um corpo fortemente armado de policiais e guardas florestais ambientais estão realizando a movimentação de gado, que gangues criminosas tentaram bloquear, incendiando a rota, destruindo pontes e intimidando os motoristas.

A Operação Eraha Tapiro (“Remoção de Ox” na língua do Povo Indígena Assurini) visa restaurar o controle estatal sobre o Território Indígena Ituna-Itatá, que sofreu alguns dos piores desmatamento e invasões na Amazônia durante a presidência anterior do nacionalista Jair Bolsonaro.

The Guardian: Brasil lança maior operação contra grileiros na Amazônia / Foto - Lela Beltrão

Desde uma mudança de poder no início deste ano, o presidente de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu conter o crime ambiental, deter a expansão da fronteira agrícola e almejar o desmatamento zero até 2030. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lançou uma série de operações para expulsar mineiros e pecuaristas ilegais do território indígena e de outras terras públicas que estão sob a proteção do estado.

O comandante da operação, Givanildo Lima, que é agente da principal agência de proteção ambiental do governo, Ibama, disse que esta foi uma operação politicamente simbólica na linha de frente do crime ambiental no estado amazônico do Pará.

“O desmatamento de Ituna-Itatá foi planejado e executado por uma gangue que tinha grande poder político. Tornar esta operação bem-sucedida demonstra nossa capacidade de combater o crime na Amazônia, que está cada vez mais organizada”, disse ele

Uma coalizão de agências federais estava envolvida, incluindo Ibama, polícia federal, polícia de trânsito, agência de assuntos indígenas e Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade. Um estudo do governo em 2011 deu um passo para demarcar formalmente o Território Indígena Ituna-Itatá, uma área de 142.000 hectares, aproximadamente do tamanho da Grande Londres, que era o lar de uma comunidade isolada, o Igarapé Ipiaçava. 

Uma vez que esse processo começa, o estado proíbe a entrada de pessoas não indígenas na área. Para desafiar isso e enfraquecer a aplicação, os grabbers locais - conhecidos asgrileiros - começaram a invadir a área, queimando a floresta e enchendo a terra com vacas. Isso acelerou tanto durante a presidência de Bolsonaro que Ituna-Itatá foi a área indígena mais desmatada de toda a Amazônia em 2019.

Autoridades de Ibama disseram que a fazenda Rocha, onde a operação começou, é de propriedade de um homem chamado Danilo José Barros Rocha, que tem casas em Marabá e Altamira, as duas maiores cidades da região. De acordo com os registros da Adepará, Rocha possui apenas 70 animais. No entanto, os inspetores encontraram 400 bovinos na área de 800 hectares (330 hectares dos quais são desmatados) que ele assumiu ilegalmente e registrou no Registro Ambiental Rural. Ele foi informado de que sua reivindicação era ilegal e foi ordenado a remover o gado no ano passado. 

The Guardian: Brasil lança maior operação contra grileiros na Amazônia / Foto - Lela Beltrão

Como ele não cumpriu, seu remanto será removido e ele será multado em 500.000 reais brasileiros (£80.000). Penalidades semelhantes estão sendo aplicadas a outros captadores de terras na área, cujas lucrativas fazendas ilegais cobrem vastas extensões do território indígena.

Assim que a operação de Ibama começou na semana passada, a notícia se espalhou rapidamente em grupos grileiro WhatsApp na aldeia de Vila Mocotó, parte do município de Coronel José Porfírio. A vila, que fica a apenas 18 milhas (30 km) de Ituna-Itatá, é um punhado de ruas de terra nua com algumas dezenas de casas, a maioria delas muito simples e construída em madeira. Estas são as casas das pessoas que cuidam do gado em nome de ricos grabbers de terras, que controlam a política local e têm forte influência no congresso nacional.

Entre seus apoiadores mais ávidos está a senadora Zequinha Marinho, que é aliada de Bolsonaro e pastora da Assembleia de Deus da Igreja Evangélica, que enviou uma carta no ano passado ao governo descrevendo agentes ambientais na área de Ituna-Itatá como “bandidos e canalhas” e negando que houvesse povos indígenas isolados na área, apesar das evidências em contrário de antropólogos, colonos e outros grupos indígenas. Em um comunicado ao Guardian, seu escritório reafirmou que Ituna-Itatá não era uma terra indígena e disse: “O senador Zequinha Marinho defende e continuará a defender os direitos das famílias agricultoras que vivem há décadas na área conhecida como Ituna-Itatá e áreas adjacentes.”

O comandante da operação disse que o confisco do gado enfraqueceria o poder econômico dos grabbers de terras, o que, por sua vez, esgotaria sua influência política. “A principal causa do desmatamento nesta região sempre foi o gado. Então, apenas apreender os pastores, causando perdas financeiras aos invasores, pode resolver o problema”, disse Lima. No entanto, o cumprimento é fraco, e muitos grabbers de terras ficam impunes se ignorarem as multas ambientais.

Enquanto o comboio de carros e caminhões da operação passava, os moradores de Vila Mocotó se reuniram nas portas para olhar para os agentes federais que ameaçavam seus meios de subsistência. Não houve resistência armada, mas eles tentaram outras maneiras de impedir a remoção dos reas. Incêndios foram iniciados em vários pontos ao longo da rota para assustar as vacas. Uma ponte de madeira foi destruída por incêndio criminoso. Outro foi cortado em pedaços com motosserras. A maioria dos motoristas dos caminhões de gado ficou assustada.

Os agentes federais reconstruíram as pontes e conseguiram garantir que as primeiras vacas fossem transportadas à meia-noite através do rio Xingu para abate em Altamira. A carne deles será doada para programas sociais. Ibama estima que levará semanas para que as 5.000 vacas restantes sejam retiradas da terra indígena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES