Motoristas e cobradores deflagram greve dos ônibus em Teresina

O sindicato da categoria informou à Strans sobre o movimento no final do expediente da última sexta-feira (9) sem explicar a razão da paralisação.

Avalie a matéria:
Onibus | Onibus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou que vai garantir o funcionamento de transporte alternativo a partir desta terça-feira (13) para atender usuários do transporte público durante a greve de motoristas e cobradores de ônibus em Teresina. 

O  sindicato da categoria informou à Strans sobre o movimento no final do expediente da última sexta-feira (9) sem explicar a razão da paralisação. Pela lei, o comunicado deveria ter sido feito com 72 horas úteis de antecedência.  “Recebemos essa decisão com surpresa. Lamentamos a situação  e vamos acionar o Ministério Público do Trabalho porque o sindicato não nos apresentou nenhuma pauta de reivindicações”, ressaltou o gestor da Strans, Weldon Bandeira.

No entanto, os motoristas e cobradores decidiram pela greve  de ônibus pelo não pagamento de 30% do salário e do auxílio-alimentação, segundo o secretário de Previdência do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) do Piauí, Francisco Sousa. Segundo ele, não está sendo cumprida a Medida Provisória 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Strans garante transporte alternativo durante a greve de motoristas em Teresina (Divulgação)

A Strans já tem o cadastro de 57 vans e ônibus que operaram durante a última greve deste ano. Para aumentar a frota de veículos alternativos enquanto durar essa greve, novos veículos serão cadastrados a partir desta terça-feira (13). 

O gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Rômulo Rego, orienta que serão obedecidos alguns critérios no ato do cadastro dos veículos. “Temos que garantir a segurança dos usuários e alguns itens de segurança serão verificados para aprovação do cadastro”, informou. O usuário que necessitar do transporte alternativo poderá fazer o pagamento da passagem com vale transporte ou em dinheiro no valor de R$ 4,00. Não será aceita meia passagem. 

A reportagem procurou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), que informou que ainda não foi comunicado oficialmente pelo Sintetro sobre o movimento grevista.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES