Timon faz chamamento mas nenhuma empresa de transporte se apresenta

A crise no transporte público iniciou durante a pandemia e se agravou após o rompimento de serviços da empresa Dois Irmãos.

Timon City | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) de Timon lançou edital de chamamento emergencial para empresas prestarem os serviços regulares de transporte rodoviário Semiurbano Interestadual de passageiros entre Timon – Teresina (PI), sob o regime de autorização especial, até finalização da licitação. No entanto, não houve manifestação por parte dos empresários. A informação é da Prefeitura de Timon (MA). 

Segundo a Prefeitura, desde o início da problemática no transporte coletivo, o poder público municipal tem tomado medidas para tentar solucionar o impasse. A crise iniciou durante a pandemia e se agravou após o rompimento de serviços da empresa Dois Irmãos.

“Por determinação da prefeita Dinair Veloso, nos últimos meses, o CIMU autorizou a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo. No edital de chamamento emergencial aberto há 30 dias, infelizmente nenhuma empresa se manifestou para explorar o sistema de transporte coletivo de forma emergencial. Esse edital era paralelo e não interferiu no processo licitatório. Agora, estamos concluindo a fase de estudo para subsidiar esse processo de licitação e até mesmo para dar maior segurança aos empresários para que eles possam investir da forma efetiva na licitação”, ressalta João Batista Pontes, diretor do CIMU.

Após a realização de audiência pública com empresários, Ministério Público e a sociedade civil organizada, a atual fase do procedimento é o estudo de demanda para subsidiar a licitação.

Entre outros pontos, na fase de estudo é feita pesquisa de campo da demanda de passageiros entre Timon e Teresina (PI) e avaliação das rotas dos ônibus. A previsão da Prefeitura de Timon é que até dezembro este levantamento seja concluído.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES