Timon intensifica combate à dengue e chikungunya

Uma das medidas tomadas é a implementação de quatro carros fumacê que circularão em toda zona urbana

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plano de contingência definido para o período chuvoso tem como objetivo evitar as enfermidades trazidas pela chuva. Em consequência de inúmeros casos de dengue e da ameaça iminente da chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Regional de Saúde no município, está tomando providências, e uma delas foi a implementação de quatro carros fumacê, que circularão em toda zona urbana.

Os carros vão atuar aplicando inseticida nos bairros, e começaram suas atividades desde a manhã da última terça-feira (14). "Desde o início do ano que as ações de combate à dengue no município têm sido reforçadas e agora em parceria com Governo do Maranhão e Secretaria Estadual de Saúde, com o esforço da gestora da Regional de Saúde, Graça Rodrigues, conseguimos colocar à disposição da cidade mais quatro veículos fumacê", declarou o secretário de saúde Márcio Sá.

A preocupação dos gestores municipais é com a saúde da população. "Nesse período de chuvas os casos de viroses e outras doenças aumentaram no município e preocupados com essa situação fomos até São Luís em busca desse reforço para fortalecer nossa região de saúde. Vamos trabalhar principalmente nos bairros de maiores incidências. Nosso propósito é cada vez mais ajudar nossa população", finaliza o gestor de Saúde.

A dengue é uma doença tropical infecciosa transmitida por vírus. Os sintomas incluem febre e dores musculares, articulares e de cabeça. Assim como a chikungunya, a dengue também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mas os sintomas são mais severos. Em caso de suspeitas de alguma destas doenças, o acompanhamento médico é fundamental e a automedicação bastante perigosa. Isso porque dependendo da medicação ingerida - remédios com ácido acetilsalecílico - a doença pode desenvolver um quadro hemorrágico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES