Timon investe em saúde e educação para atender melhor alunos da região

A Unidade Escolar Miguel Budaruíche, localizada na Vila Angélica, cuja quadra com vestiário já está pronta, será inaugurada na próxima segunda (9).

Timon investe em saúde e educação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem investido em capacitação de professores e funcionários para melhor atender ao alunado. Tem investido, também, na reforma e ampliação das unidades de ensino.

O espaço físico de algumas escolas, por exemplo, começou a receber quadras esportivas, como a Unidade Escolar Miguel Budaruíche, localizada na Vila Angélica, cuja quadra com vestiário já está pronta e será inaugurada na próxima segunda (9), às15h.

A quadra de esportes estará à disposição de mais de 1.460 alunos e 118 profissionais, além da comunidade do bairro.

A melhoria estrutural da unidade de ensino, que também recebeu mais duas salas de aula no começo deste ano, vai possibilitar bom andamento dos programas desenvolvidos na escola, como o Mais Educação, financiado pelo Governo Federal. A diretora da escola, professora Luzia Campos, diz que a quadra foi esperada por funcionários e alunos por muitos anos.

?Estávamos ansiosos para ver a quadra pronta. A cada dia cresce a expectativa, porque sempre foi um sonho e agora está se realizando para nós funcionários, para as crianças e para a comunidade.

A comunidade já está vindo deixar ofícios requisitando o espaço?, destacou. Os alunos comemoram a obra. Flávia Liliane dos Santos, também aluna do 4º ano do ensino fundamental, elogiou a construção da quadra esportiva. ?Gostei muito. Estava precisando mesmo.

Agora vamos ter um espaço diferente, melhor. Parece até que a escola cresceu. Muito bacana?. A secretária de Educação, Dinair Veloso, falou que as escolas municipais estão, a cada dia, passando por transformações positivas.

?O prefeito Luciano exige melhoria, funcionalidade, agilidade e resultados no trabalho desenvolvido na educação, porque sabe que é um setor primordial. Por isso agilizamos estas obras, que são importantíssimas para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade?, frisou Dinair.

Atendimento interdisciplinar

O CAPS, que será inaugurado na próxima segunda-feira, é uma instituição interdisciplinar de amplo acolhimento a crianças e adolescentes que possuem algum tipo de transtorno mental, buscando reinseri-las socialmente.

Parte das crianças e jovens atendidos pelo CAPS são encaminhados por meio de busca ativa. Outros são encaminhados através da Estratégia Saúde da Família (ESF). Mas há ainda as que chegam ao local por demanda espontânea.

?Trabalhamos para que essas crianças e jovens busquem sua autonomia, não deixando de lado a família, porque a criança ou o adolescente são tratados lá, mas voltam para o seio familiar, e se voltam para um ambiente que não está sadio também, o atendimento que recebem não terá valido a pena?, explica a coordenadora do CAPS, Mirterly Rabelo.

Município terá nova Unidade Básica de Saúde

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), vai inaugurar, na próxima terça-feira (10), às 9h, uma nova Unidade Básica de Saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF). O local foi construído para abrigar duas equipes de saúde que atuavam no bairro Mutirão, em imóvel alugado.

A Unidade do ESF está equipada com estrutura completa. Possui consultório odontológico, sala de atendimento e ambulatório. Entres os serviços ofertados estão os de prevenção, odontológico, clínico-geral, visitas domiciliares, além da atuação dos agentes comunitários de saúde. A Unidade Básica de Saúde fica localizada no cruzamento da Rua 4 com a Rua 5, bairro Vila Bandeirantes II.

Conforme explica o coordenador do ESF, Francisco Formiga, a Unidade conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiras, dentistas, técnicos em enfermagem, auxiliar odontológico e agentes de saúde. ?Agora, o Posto, antigo Posto do Mutirão, vai funcionar em prédio próprio e já na terça-feira (10), estará pronto para fazer os atendimentos. Vamos continuar atuando na prevenção e promoção da saúde?, destacou. CRAS atende população em extrema pobreza.

Para ampliar o atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social, a Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semdes), inaugura no próximo dia (9), às 16h, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Marimar, localizado na Rua 1, 723. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.

O CRAS atuará em diversas áreas de competência da Assistência Social, e com profissionais referenciados para atuar na assistência às famílias da região, visando à convivência e fortalecimento de vínculos. No espaço também serão orientadas a realizar cadastro no Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais são alguns dos profissionais que estarão à disposição para bem atender à população do bairro Marimar e adjacências: Conjunto Joaquim Pedreira, Conjunto Boa Vista, Conjunto Pedro Ceará, Conjunto Novo Tempo, Parque Karina e Vila Parnaíba.

Segundo a coordenadora do CRAS, Maria Teresa Marinho, a meta é realizar cerca de 80 atendimentos por mês. A gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Adriana Cabral, conta que a inauguração do novo CRAS faz parte da política de descentralização dos serviços, o que proporciona uma maior comodidade aos usuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES