Timon irá realizar teste do pezinho em UBSs a partir desta quarta (22)

O teste é capaz de detectar doenças graves como hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e as hemoglobinopatias.

Timon irá realizar teste do pezinho em UBSs a partir desta quarta (22) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai começar a disponibilizar o Teste do Pezinho em Unidades Básicas de Saúde. A ação se dará a partir desta quarta-feira (22), e inicialmente, os bebês recém nascidos poderão realizar o teste.

A aplicação estará disponível na UBS Joia, UBS Vila Bandeirantes, Vila Angélica e UBS Parque União, de segunda a quinta-feira, 7h30 até 11h30, sem necessidade de agendamento prévio.

Timon irá realizar teste do pezinho em UBSs | Foto: DivulgaçãoA triagem neonatal, conhecida como Teste do Pezinho, é um exame muito importante que deve ser feito preferencialmente entre o 3ºe 5º dia de vida do bebê, podendo ser realizado no máximo até 28 dias. 

O teste é capaz de detectar doenças graves como hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme), dentre outras.

O exame é feito por meio de coleta do sangue do pé de recém nascidos. Nesta terça-feira (21), as equipes da Coordenação e Supervisão da Rede de Atenção Primária à Saúde distribuíram para as quatro UBSs os materiais que serão utilizados nas coletas.

Timon irá realizar teste do pezinho em UBSs | Foto: Divulgação

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca que a oferta do Teste do Pezinho nas UBSs permite acesso mais fácil ao exame, que é obrigatório por lei.

“O teste do pezinho permite identificar doenças graves. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais precoce será o tratamento e doenças graves podem ser evitadas. É muito importante oferecer esse serviço nas UBSs porque facilita o acesso. Hoje, esse exame é feito apenas no Hospital Regional Alarico Pacheco. Estamos iniciando em quatro UBSs, mas em breve, a gestão da prefeita Dinair Veloso irá ampliar para mais unidades”, destaca Márcio Sá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES