Timon: limpeza em adutora é feita com projétil de escovação

A ferramenta funciona como um projétil que realiza a escovação por dentro da adutora

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os reservatórios de distribuição de Timon passaram por uma manutenção preventiva com o auxílio de mergulhadores profissionais. Essa técnica foi realizada pela primeira vez no Maranhão e é feita com equipamento apropriado de mergulho, roupas esterilizadas e seladas. Além disso, a Águas de Timon também realizou a limpeza de dois mil metros de tubulação com um equipamento de alta tecnologia, chamado PIG. 

A ferramenta funciona como um projétil que realiza a escovação por dentro da adutora localizada na avenida Luís Firmino, em Timon, removendo a sujeira acumulada ao longo dos anos. “O equipamento retira as incrustações e minimiza a possível chegada desse material na casa dos moradores. Com a limpeza, a pressão dentro dos encanamentos diminui, assim como os riscos de vazamento. Essa ação, somada a outros investimentos operacionais, garantirá água tratada, com qualidade e quantidade, sobretudo na época mais quente do ano: o B-R-O BRÓ”, explica o coordenador de operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra.

As manutenções são realizadas periodicamente, e a novidade deste ano é que não foi preciso interromper o abastecimento. “Nós trabalhamos para minimizar os impactos para a população e, pela primeira vez no Maranhão, trouxemos mergulhadores profissionais para realizarem a manutenção dos reservatórios que abastecem Timon. Essa técnica permite a limpeza sem a necessidade de esvaziar os reservatórios, garantindo a oferta de água contínua aos moradores”, acrescenta Tadeu.

Ao todo, a concessionária realizou a manutenção de 20 reservatórios com a técnica de mergulho, que foram: Padre Delfino, Júlia Almeida, Flores, Cocais, Lourival Almeida, Bela Vista, Alarico, Baguaçu, Palestina, São Francisco, Primavera, Mutirão, Novo Tempo, Emilio Falcão, Cidade Nova, Joaquim Pedreira, Miguel Arraes e Sucessão, Estação de Tratamento de Água (ETA – Parnaíba) e base operacional. Todo o material sedimentado foi retirado com o auxílio de instrumentos especializados para a ação.

As manutenções visam manter a qualidade e a regularidade da oferta de água tratada em Timon. O abastecimento da cidade ocorre por meio de poços e também pela captação do Rio Parnaíba. Toda água distribuída é monitorada pelo laboratório próprio da Concessionária, cujas amostras são submetidas diariamente a exames bacteriológicos e físico-químicos. O resultado dos testes comprova a qualidade da água e podem ser verificados mensalmente na fatura de água. 

Outra forma de garantir a qualidade da água consumida é realizando a limpeza dos reservatórios internos. A concessionária orienta que os moradores realizem essa manutenção pelo menos duas vezes ao ano. A periodicidade da limpeza da caixa d’água é muito importante para manter a qualidade da água que é consumida em casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES