TJ autoriza circulação do transporte alternativo intermunicipal no Piauí

Os veículos do transporte alternativo intermunicipal que circulam sem licitação voltaram a circular no Piauí nesta segunda-feira (21), após decisão do Tribunal de Justiça

Transporte alternativo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os veículos do transporte alternativo intermunicipal que circulam sem licitação voltaram a circular no Piauí nesta segunda-feira (21), após decisão do Tribunal de Justiça.

Na decisão da Justiça, assinada pelo desembargador José James Gomes Pereira, na última quarta-feira (16), foi reconsiderado parcialmente o que havia determinado em novembro de 2021. Na época, a Justiça havia tornado sem efeito o decreto assinado pelo Governo do Piauí que autorizou o retorno das vans às estradas.

“Reconsidero parcialmente a decisão de Id nº 5664473 para permitir, excepcionalmente, que os transportes alternativos que aderiram a ata de concorrência pública nº 001/1999 e que ainda se encontravam em circulação até a referida decisão, voltem a circular”, escreveu o desembargador.

Vans que circulam irregularmente voltaram a circular por autorização da Justiça | FOTO: Divulgação/Coomitapi

A liberação, segundo a decisão, terá validade até que o Governo do Estado realize uma nova licitação referente a esse tipo de transporte para todas as linhas a serem beneficiadas. O desembargador também determinou que se faça o recadastramento dos veículos.

Medidas adotadas

Por meio de nota ao Meionorte.com, a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) informou que recentemente foi feito um credenciamento para atender as linhas que estavam vagas e informou sobre o cumprimento à decisão da Justiça. "Em relação à licitação, estão sendo realizados estudos de viabilidade para lançamento de um futuro certame licitatório que atenderá as linhas vagas do sistema conforme determinação da Justiça", informou a nota. 

Entenda o caso

Em Julho de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela retirada de circulação dos veículos sem licitação. A determinação do STF estabeleceu a anulação das permissões do transporte alternativo intermunicipal de passageiros expedidas sem licitação, após a publicação da Lei Estadual nº 5.860/09, que normatiza o Transporte Alternativo no Estado do Piauí.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, manteve a suspensão de transporte alternativo no estado do Piauí que não possui autorização para realizar esse tipo de serviço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES