TJ de São Paulo restringe os “rolezinhos” em dois shoppings

O evento, conhecido como “rolezinho”, foi marcado por meio das redes sociais

Avalie a matéria:
Rolezinho nos shoppings faz segurança ser reforçada | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador Rômolo Russo, da 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), restringiu, em liminar proferida nesta sexta-feira, o acesso de grupos com grande número de jovens aos shoppings Aricanduva e Mauá Plaza neste final de semana. O evento, conhecido como ?rolezinho?, foi marcado por meio das redes sociais e teria a participação de mais de 1 mil pessoas.

Ao analisar o recurso, interposto pela Associação Brasileira de Lojistas (Alshop) contra os organizadores do evento, o relator afirmou que a realização do ?rolezinho? não encontra nenhum impedimento na legislação vigente, porém, os centros comerciais não possuem estrutura adequada para receber multidões de pessoas de uma só vez e garantir sua segurança.

?É fundamental salvaguardar a vida, a integridade física, a paz pública e o patrimônio material, moral e intelectual de todos. Por isso, não é viável a admissibilidade do ?rolezinho? nos shoppings, ainda mais porque a experiência mostra que são poucas as saídas de emergência e que normalmente não há rotas de fuga, o que torna superlativa a cautela deste caso?, afirmou.

Diante disso, o magistrado deu parcial provimento ao recurso para restringir a realização do evento nos dois locais, determinando que os organizadores se abstenham de perturbar o livre exercício da posse dos lojistas, dentre outras coisas.

Por fim, o desembargador ressaltou a legitimidade do evento. ?Por cautela, a fim de evitar interpretações distorcidas, é fundamental que se leia todo o conjunto do decidido, notadamente porque se reconhece a legitimidade do direito dos jovens reunirem-se, mas não por meio de multidões e movimentos multitudinários no interior de shopping centers?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES