TJ-PI é o 2º do Brasil com maior concessão de medida protetiva, diz CNJ

O dado consta no relatório Avaliação sobre a Aplicação das Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha, divulgado ontem pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ.

Tribunal prioriza análise e julgamento de processos de violência contra mulher | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí é o 2º tribunal do país em concessão de medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com 99,54% de concessões. O dado consta no relatório Avaliação sobre a Aplicação das Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha, divulgado ontem pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ.

Em primeiro lugar nacional está o Tribunal de Justiça do Amapá-TJAP, com 99,56% de concessões. Segundo o estudo, em todos os tribunais, o número de concessões de medidas é bem superior ao número de indeferimento.

Tribunal de Justiça prioriza julgamento de processos de violência doméstica e familiar contra as mulheres (Divulgação)“Os dados mostram que o Tribunal de Justiça do Piauí prioriza a análise e julgamento de processos de violência doméstica e familiar contra mulheres, de forma a resguardar seus direitos e a protegê-las. Além da concessão das medidas, há uma consciência coletiva entre os magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TJPI de que é necessário concedê-las em tempo cada vez menor. Além disso, o Tribunal de Justiça disponibiliza o painel Mulheres, em que é possível fazer o monitoramento dos processos de violência doméstica e familiar contra mulheres. O painel é público, podendo ser acessado por todos os cidadãos”, destaca o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Para a juíza Keylla Ranyere, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Piauí, o número mostra o compromisso dos nossos magistrados e magistradas”. 

“Temos um corpo funcional qualificado, magistrados e magistradas comprometidos, que estão constantemente realizando cursos de capacitação, que analisam os feitos com a cautela necessária para o melhor resultado. É um trabalho árduo, porque visualizamos uma crescente no número de pedidos de medida protetiva. Inclusive, é uma demanda que é enfrentada por todos os juízes e juízas, mesmo os que não têm esta competência em suas unidades, pois é temática sempre presente nos plantões judiciais”, comentou.

A secretária de Gestão Estratégica to TJPI, Lanny Cleo, reforça o comportamento institucional de prioridade na proteção da mulher vítima de violência doméstica: “Buscando favorecer a publicização e a atualização dos dados que permitam o monitoramento da situação processual de casos de violência doméstica e familiar e feminicídios, o TJPI construiu o Painel Mulheres e o próprio CNJ, habitualmente, realiza análises sobre o cenário nacional da temática. Além disso, estamos executando projetos que visam à prevenção e ao combate à violência contra mulheres, realizando rodas de conversa em escolas e mobilizando a iniciativa privada para atuar em conjunto com o Tribunal de Justiça do Piauí. É claro que o processo judicial é o nosso principal objeto de trabalho, mas o TJPI volta também seu olhar para a sociedade, com vistas a uma mudança de comportamento social, a fim de que a violência deixe de ocorrer”, pontuou.

Agosto Lilás

Durante todo o mês de agosto, o Tribunal de Justiça do Piauí desenvolve a macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, que engloba os seguintes projetos:

Tic Tac – redução do tempo médio de concessão de medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar contra mulheres. Recorde atual: 19 minutos entre a distribuição do processo e a concessão da medida.

Flores Incultas - rodas de conversa em escolas públicas e privadas para conscientização sobre violência doméstica e familiar contra mulheres. Mais de 600 participantes até hoje (24).

Selo Empresa Amiga da Mulher - capacitação e reconhecimento a empresas e instituições que aderem à prevenção e ao combate à violência contra a mulher. Já obteve adesão das empresas do setor hoteleiro de Cajueiro da Praia e Barra Grande, principais destinos turísticos do Piauí; Shopping Rio Poty; Teresina Shopping; duas subseções da OAB: Parnaíba e São Raimundo Nonato, além de 20 outras empresas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES