TJ-PI e PMT planejam implantação da Casa da Mulher Brasileira em Teresina

O Tribunal de Justiça do Piauí e a Prefeitura estão com tratativas avançadas para a implantação do serviço em Teresina

casa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes do Tribunal de Justiça do Piauí e da Prefeitura Municipal de Teresina estiveram em Campo Grande na última semana, para conhecer melhor o funcionamento e a estrutura da Casa da Mulher Brasileira (CMB) na capital do Mato Grosso do Sul, a fim de ultimar os detalhes da implantação de uma unidade da Casa em Teresina. 

Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande (MS) 

A Casa da Mulher Brasileira é um projeto pioneiro no Brasil e no mundo no que se refere ao atendimento especializado e humanizado a mulheres em situação de violência. O Tribunal de Justiça do Piauí e a Prefeitura estão com tratativas avançadas para a implantação do serviço em Teresina, por isso a importância da imersão na unidade da CMB em Campo Grande, conhecendo de perto a operacionalização das atividades, no intuito de tornar a Casa da Mulher Brasileira uma referência também em Teresina”, destacou o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Para o procurador-geral do município de Teresina, Aurélio Lobão, a Casa da Mulher Brasileira é um  exemplo de política pública no enfrentamento à violência contra as mulheres: "Em breve, e adotando as boas práticas catalogadas por ocasião dessa visita técnica a Campo Grande, iniciaremos o trabalho da Casa da Mulher Brasileira em Teresina com atendimento integral, humanizado e especializado às mulheres em situação de violência. O equipamento será gerido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, em conjunto com o Poder Judiciário e com os demais atores do sistema de proteção, como a Defensoria Pública, a Secretaria de Segurança e os órgãos de assistência social”, frisou.

Atendimento integrado

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi a primeira a ser instalada em território nacional e está em funcionamento há sete anos. A estrutura possui 12 espaços diferenciados, de modo a atender as necessidades das mulheres em situação de violência.

Após a recepção, acolhimento e triagem de cada mulher atendida, há o encaminhamento aos serviços especializados, como apoio psicossocial; espaço de cuidado para as crianças, equipado com brinquedoteca; delegacia, defensoria e promotorias especializadas, dentre outros.

De acordo com a coordenadora Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, juíza Keylla Ranyere, a visita possibilitou não somente o conhecimento da estrutura física da Casa da Mulher Brasileira da capital do Mato Grosso do Sul mas, principalmente, a imersão em suas rotinas.

“Colhemos na fonte a experiência da primeira unidade implantada no Brasil, que foi a de Campo Grande (MS). Visitamos cada setor da Casa com vagar, buscando informações sobre rotinas, equipes e orçamento; conhecendo a relação entre os órgãos que formam a rede de combate à violência doméstica; e, especialmente, o funcionamento da unidade judiciária que lá se encontra instalada e que tem competência exclusiva a análise de medidas protetivas. Regressamos a Teresina instrumentalizados para tornar a nossa Casa da Mulher Brasileira um centro de referência”, avaliou a magistrada Keylla Ranyere.

Funcionamento 

A Casa da Mulher Brasileira está instalada em uma infraestrutura moderna no Jardim Imá, próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. A instituição é gerida pela Prefeitura Municipal da capital sul-mato-grossense e oferta serviços de todas as esferas públicas de Governo.

“Ao integrar os serviços, retira-se as mulheres da rota crítica de buscá-los isoladamente e propicia-se que saiam em segurança do ciclo da violência. A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande promove a proteção e o acolhimento humanizado às mulheres vítimas de violência, facilitando o acesso dessas mulheres aos serviços especializados, de forma a garantir condições para o enfrentamento da violência vivenciada, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica”, explicou Carla Stephanini, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande.

Para a coordenadora, a Casa vai muito além de disponibilizar serviços de delegacia especializada no atendimento à mulher, Ministério Público e Tribunal de Justiça: “Ofertamos o acesso ao Serviço de Promoção de Autonomia Econômica, através da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande-Funsat; ao Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, conhecido como a primeira Vara especializada em medidas protetivas do Brasil; à Patrulha Maria da Penha, executada pela Guarda Civil Metropolitana; além da Central de Transportes, que encaminha as mulheres à rede de saúde, socioassistencial, serviços de abrigamento e Instituto Médico e Odontológico Legal, quando necessário; e do Alojamento de Passagem, em que a vítima que corre risco de morte pode ficar alojada junto com os filhos por 48h, até ter um lugar seguro para ser encaminhada”, pontuou Carla Stephanini.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES