TJ-PI obriga Governo a criar comissão para apuração de discriminação sexual

O acórdão destaca, ainda, que os custos para criação e instalação da Comissão pretendida não são elevados

TJ-PI obriga Governo a criar comissão para apuração de discriminação sexual | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 5ª Câmara de Direito Pùblico do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) julgou improcedente recurso interposto pela Procuradoria Geral do Estado e manteve sentença da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, que obriga o Estado do Piauí a criar, no âmbito da Secretaria da Justiça e de Direitos Humanos, uma Comissão para apurar a prática de discriminação em razão de orientação sexual.

Em seu voto, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, relator, citou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental que fala do direito fundamental à busca da felicidade, cujo relator foi o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto. Voto este seguido, à unanimidade, por seus pares.

TJPI obriga Governo a criar comissão para apuração de discriminação sexual - Foto: Ascom

“Como se vê, já existe disposição legislativa desde 2006 e, passados 16 anos, o Estado do Piauí alega impossibilidade de cumprimento dada a insuficiência orçamentária e necessidade de continuação dos demais serviços públicos. Trata-se, de fato, do cumprimento da obrigação deste Poder que é a de dar concreção aos direitos fundamentais, abrigados em normas constitucionais, ordinárias, e regulamentares”, diz trecho do voto.

O acórdão destaca, ainda, que os custos para criação e instalação da Comissão pretendida não são elevados, considerando que demanda apenas “três membros, com mandato de dois anos”.

CONFIRA O ACÓRDÃO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES