TJ-PI reduz pena de homem condenado por matar ex-companheira no Piauí

De acordo com a decisão a 2ª Câmara Especializada Criminal considerou que devido ao réu ter confessado o crime a pena deveria ser reduzida de 28 anos para 16 anos e seis meses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem identificado como José Adriano dos Santos, condenado por matar a ex-companheira com um tiro na cabeça em Picos teve a pena reduzida pelo Tribunal de Justiça do Piauí - TJPI na última sexta-feira (31/05).

De acordo com a decisão a 2ª Câmara Especializada Criminal considerou que devido ao réu ter confessado o crime a pena deveria ser reduzida de 28 anos para 16 anos e seis meses.

“Deve proceder ao ajuste da pena-base quando constatado excesso na sua fixação. Mesmo sendo qualificada a confissão deve ser reconhecida na sentença, compensação realizada entre a agravante do meio cruel com a atenuante da confissão espontânea, vez que ambas são preponderantes na foram do artigo 67 do Código Penal”, diz a decisão.

O crime aconteceu em maio de 2017, a vítima, Jarnicleide de Holanda Leal, 25 anos, foi morta com um disparo de arma de fogo e o autor fugiu em seguida. Segundo o Ministério Público, o acusado não aceitava o termino da relação.

O acusado e ex-companheiro da vítima compareceu à delegacia de Polícia Civil da cidade com um advogado, 48 horas após o crime, fora do período do flagrante delito, mas foi preso devido a um mandado de prisão que já havia sido expedido contra ele. José Adriano foi condenado a 28 anos de prisão por homicídio quadruplamente qualificado em março de 2018.

Com a apelação da defesa a pena foi reduzida em onze anos e seis meses já que a confissão espontânea é possibilita a diminuição de pena. “Acordam os componentes da 2ª Câmara Especializada Criminal, por votação unânime, pelo conhecimento e parcial provimento do recurso para redimensionar a pena do recorrente para 16 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial fechado”, determinou o relator, desembargador Joaquim Santana Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES