TJPI implantará pontos de acesso digital à Justiça e à Cidadania

“Os Pontos de Inclusão Digital, no âmbito do TJPI, têm a finalidade de ampliar e facilitar o acesso à justiça“, ressalta o desembargador-presidente Hilo de Almeida.

TJPI implantará pontos de acesso digital à Justiça e à Cidadania | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) implantará Pontos de Inclusão Digital nos municípios que não são sedes de comarcas. A iniciativa foi normatizada pela Portaria (Presidência) Nº 11/2023, publicada nesta quinta-feira (12). 

Nesta sexta-feira (13), servidores da Presidência, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), Superintendência de Engenharia e Arquitetura (Sena) fizeram a primeira visita técnica à cidade de Palmeirais, onde foi implantado o projeto-piloto. 

“Os Pontos de Inclusão Digital, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, têm a finalidade de ampliar e facilitar o acesso à justiça, mediante a realização de atos processuais por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos, além de congregar serviços de todo o Sistema de Justiça e, ainda, de outros órgãos da Administração Pública”, ressalta o desembargador-presidente Hilo de Almeida.

TJPI implantará pontos de acesso digital à Justiça e à Cidadania (Foto: Reprodução)“Com esse projeto, conseguiremos materializar a garantia do acesso à Justiça por meio da inclusão digital. Para isso, estamos somando esforços, buscando os parceiros do Sistema de Justiça, para concentrarmos, nesses pontos, serviços que possam colaborar também com a promoção da cidadania. Estar mais perto da população será um objetivo constante de nossa gestão”, acrescenta.

O magistrado Luís de Moura Correia, juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, explica que os Pontos de Inclusão Digital consistem em unidades descentralizadas, instaladas, em princípio, nos municípios que não são sede de comarca; porém, é possível a sua instalação também em comarcas de grande extensão territorial. “Iremos oferecer à população, exatamente onde ela se encontra, postos avançados, com vistas à melhoria da prestação jurisdicional, mas, além disso, serviços que podem envolver OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Segurança Pública, INSS, Detran, Receita Federal, TRE, Ministério Público do Trabalho”, enumera o magistrado.

Ainda de acordo com a Portaria Nº 11/2023, a implementação dos Pontos de Inclusão Digital será instrumentalizada por meio de Termo de Cooperação firmado entre o município interessado, órgãos do Sistema de Justiça, instituições e órgãos da Administração Pública e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

TJPI implantará pontos de acesso digital à Justiça e à Cidadania (Foto: Reprodução / TJPI)VISITA TÉCNICA

Nesta quinta-feira (12), uma equipe do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, formada pelo assessor Carlos Moura; Caio Alburquerque, membro da Superintendência de Engenharia e Arquitetura; e Ernani Moura Lima, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), realizou visita técnica no Fórum Desembargador Antônio Ribeiro Almeida, antigo Fórum do município de Palmeirais, atualmente agregada à comarca de Amarantes, para a acompanhar a reforma do prédio. A reforma do espaço tem o objetivo de concentrar o primeiro Ponto de Inclusão Digital do Piauí para a população que necessita do acesso à justiça de forma fácil e sem burocracia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES