TJPI participa de ação de justiça restaurativa social no Vale do Gavião

O projeto é uma iniciativa da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico em parceria com a CAAPI e participação do TJPI.

TJPI participa de ação de justiça restaurativa social no Vale do Gavião | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí participou neste sábado (19), da Ação Social: Justiça Restaurativa na Comunidade, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Piauí, no Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.

Os membros do Núcleo de Justiça Restaurativa (NUJUR) do TJPI socializarem com moradores e lideranças comunitárias da região a didática educativa e os benefícios da prática restaurativa para a população. O projeto é uma iniciativa da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico em parceria com a CAAPI e participação do TJPI.

TJPI participa de ação de justiça restaurativa social no Vale do Gavião (Foto: Divulgação / TJPI)“A justiça restaurativa possibilita a entrega do justo em questões de direito e de Justiça, engajando autores, vítimas e comunidade”, pontua Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, integrante do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa no TJPI.

PROJETO

A justiça restaurativa nasceu na Nova Zelândia e é recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Espalhou-se pelo mundo para suprir a necessidade de um olhar jurídico mais justo e humano nas relações conflituosas, mudando o olhar das partes.

Gillianne Almeida, presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB-PI, destaca que a Justiça Restaurativa traça novos caminhos para resolução de conflitos.

“Diante das tentativas de resolução de conflitos, pautadas na ineficácia e/ou morosidade da punição para consolidar a paz, novos caminhos vêm sendo traçados, através do diálogo, reflexões e empoderamento das partes envolvidas. Dentre essas iniciativas, destaca-se a Justiça Restaurativa que busca o reequilíbrio das relações sociais, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES