Tocantins registra primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental

Registro foi feito em um paciente de Caseara, na região oeste do estado, nesta quarta-feira (10). Um segundo caso suspeito está sendo investigado.

Tocantins registra primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental | Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tocantins confirmou na tarde desta quinta-feira (11) o primeiro caso da doença febre do Nilo Ocidental em humanos. O diagnóstico foi feito em um paciente de apenas 16 anos, morador de Caseara, na região oeste do estado. A doença foi confirmada nesta quarta-feira (10) após exames laboratoriais.

Um segundo caso suspeito está sendo investigado em uma criança de 11 anos, que tem os mesmos sintomas. Os pacientes são irmãos. A Febre do Nilo Ocidental é uma doença febril aguda causada por um vírus que é transmitido principalmente pela picada de mosquitos do gênero culex, conhecido como pernilongo ou muriçoca.

O ciclo de transmissão funciona semelhante à febre amarela, onde há animais que são considerados reservatórios do vírus e outros que são os transmissores ou vetores. Só que no caso da Febre do Nilo Ocidental esses reservatórios são aves silvestres. A doença pode apresentar forma leve ou grave. 

No primeiro caso, os sintomas são febre aguda de início abrupto, frequentemente acompanhada de mal-estar, náusea, vômito, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos, cabeça e muscular. 

Na forma grave, em até 14 dias após a picada do mosquito a pessoa pode desenvolver encefalite, uma inflamação no cérebro, meningite e síndrome de Guillain-barré, que afeta o sistema nervoso. O paciente pode apresentar, neste caso, rigidez na nuca, desorientação, tremores, fraqueza muscular e paralisia. Em alguns casos a doença pode levar à morte.

Não há um tratamento específico para a doença. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus já foi identificado nos estados de Minas Gerais, Piauí e em São Paulo.

SAIBA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES