Tornado com ventos de 100 km/h destrói casas e arranca árvores em Santa Catarina

Cidade na Serra Catarinense foi atingida por fortes rajadas de vento na manhã deste sábado (18). Não há informação de feridos

Tornado com ventos de 100 km/h destrói casas e arranca árvores em Santa Catarina | Foto: Defesa Civil/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (18), a cidade de Urupema, localizada na Serra Catarinense e designada por lei como a Capital Nacional do Frio, foi impactada por um fenômeno meteorológico. A Defesa Civil confirmou a ocorrência de um tornado como responsável pelos intensos ventos, especialmente na comunidade de Cedro.

As rajadas de vento atingiram a velocidade de 107 km/h, alcançando seu ápice entre 9h e 10h. Uma residência foi completamente destruída, enquanto outras sofreram danos estruturais, com destroços sendo lançados a consideráveis distâncias. Árvores, inclusive algumas de porte grande, foram arrancadas ou derrubadas. Felizmente, não há relatos de feridos.

"O evento foi bastante destrutivo na comunidade de Cedro, em Urupema, com a destruição parcial de uma residência e destroços que foram arremessados por uma distância significativa, assim como árvores de grande porte que foram torcidas e tombadas. Pela análise dos danos, é possível concluir que os estragos foram resultados da atuação de um tornado", detalhou a Defesa Civil, em nota.

Na região do Planalto Sul, onde está localizada Urupema, assim como em outras áreas de Santa Catarina, os últimos três dias têm sido marcados por condições meteorológicas instáveis, resultando em enchentes, destelhamentos e deslizamentos. Até a sexta-feira (17), 23 cidades no estado haviam decretado estado de emergência devido às consequências dos temporais. No estado como um todo, os bombeiros foram chamados para atender ocorrências em 83 municípios, conforme indicado no boletim divulgado às 19h30 da sexta-feira (17).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES