Trabalho de piauiense está entre os melhores em um Congresso

O 15º CBCENF bateu recorde de trabalhos científicos, com mais de 2.800 inscritos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma participação ativa, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí mais uma vez marcou presença e fez história na 15ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Fortaleza, realizado entre os dias 09 e 12 de agosto. Acadêmicos e profissionais de enfermagem de todo o País participaram de cursos, oficinas, palestras, debates e uma variada troca de conhecimentos nas áreas de políticas públicas aplicadas à Enfermagem e à Saúde Pública em geral.

O 15º CBCENF bateu recorde de trabalhos científicos, com mais de 2.800 inscritos para avaliação. Foram mais de 500 comunicações coordenadas, mais de 1.200 pôsteres e cerca de 50 palestras, mesas redondas e conferências. Os eixos temáticos abordados trataram sobre Ética e Legislação em Enfermagem, Vulnerabilidade Social e Determinantes de Vida e Trabalho.

Para Ítala Mônica Santos, Bacharel em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, o CBCENF é um evento importante, pois é considerado o maior congresso científico da área de saúde na América Latina. ?Gosto muito de eventos assim, participar de congresso é uma forma de atualização e de produção de conhecimentos. Desde quando eu era acadêmica participava de congressos e sempre levava trabalhos, mas nunca tive coragem de concorrer a prêmio No entanto, nesta edição fui incentivada pela coordenadora do nosso grupo de pesquisa, a professora Ana Izabel, o qual depositou confiança em mim?, explica Ítala Mônica Santos.

Baseado na monografia de conclusão de curso de Joelma Barros Nicolau e a colaboração da Ana Izabel Oliveira, o projeto sobre ?O uso do preservativo por casais heterossexuais em união estável? foi inscrito como apresentação de trabalho científico por Ítala Mônica Sousa, a qual foi eleita como a representante do grupo do melhor trabalho na categoria ?Determinantes de Vida e Trabalho? apresentado no 15° CBCENF.

?Em um primeiro momento minha intenção era somente passar pela experiência da apresentação oral num evento dessa grandeza. Fiquei satisfeita com a minha apresentação, mas não imaginava que iria ganhar o título de melhor trabalho e juntamente o prêmio de cinco mil reais. Quando ouvi o tema do meu trabalho sendo anunciado como ganhador não acreditei. Estou muito feliz por trazer está vitória para o Piauí?, destaca Ítala.

Na parte científica, o COREN-PI coordenou mesas redondas e debates sobre diversos temas. A presidente do COREN-PI, Dra Silvana Santiago, foi a coordenadora da conferência sobre "Proteção da vida da criança e sua vulnerabilidade ao ser hospitalizada", ministrada pela enfermeira paranaense Luciane Favero. A conselheira federal, Dra Fátima Sampaio, do Piauí, coordenou duas mesas redondas, sendo uma sobre "Segurança do paciente - redução da vulnerabilidade" e outra cujo tema foi "Equívocos nas ações de saúde: responsabilidade e consequências".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES