Transferências DOC e TEC chegam ao fim definitivamente nesta quinta (29)

As transações puderam ser agendadas até esta quinta-feira, 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente

Transferências DOC e TEC chegam ao fim definitivamente nesta quinta (29) | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após quase quatro décadas como um dos meios de transferência bancária mais tradicionais, o DOC (Documento de Ordem de Crédito) será oficialmente descontinuado nesta quinta-feira (29). Além disso, as operações de TEC (Transferência Especial de Crédito), utilizadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também serão encerradas.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los. Os clientes têm dado preferência ao Pix, "por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado", diz.

Tanto na TEC quanto no DOC, o valor máximo das transações era de até R$ 4.999,99, com a possibilidade de agendamento para beneficiar outra conta, até mesmo em um banco diferente. As transações feitas por DOC eram concluídas um dia após o banco receber a ordem de transferência, enquanto as transferências via TEC eram efetuadas até o final do mesmo dia.

Por outro lado, com o Pix, as transferências são automáticas e o limite de valor é ajustável pelo próprio correntista, embora haja restrições de horário: das 20h às 6h, o limite máximo para transferências é de R$ 1.000, mesmo que realizadas de forma fracionada. Aumentar o limite noturno não é recomendado pelo Banco Central, embora seja possível.

A descontinuação do DOC e da TEC teve início em 15 de janeiro deste ano, data limite para os bancos oferecerem aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. As transações puderam ser agendadas até esta quinta-feira, 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. A Transferência Eletrônica Disponível (TED) permanecerá como uma opção válida.

(Com informações da FolhaPress) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES