Transporte de pessoas em veículos de carga já causou 504 acidentes no Piauí

A maioria desses acidentes acontecem em rodovias, mas dentro da cidade a cena se repete cotidianamente

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de pessoas que são transportadas todos os dias em carrocerias de carros, caminhões e veículos de carga é alarmante, e as consequências da prática são muito perigosas. Segundo levantamento da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), somente em 2014, foram 504 acidentes, com 80 feridos (sendo 20 com ferimentos graves e 40 com ferimentos leves) e 12 mortos, somente no estado do Piauí.

A maioria desses acidentes acontece em rodovias, mas dentro da cidade a cena se repete cotidianamente. De acordo com o Art. 230, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar pessoas em carrocerias de veículos implica infração de trânsito gravíssima. Quem desrespeitar a legislação está sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo.

Para Samyra Motta, gerente de Educação no Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), o número alto ocorre em razão da falta de conscientização das pessoas para os perigos de transportar passageiros em caçambas e carrocerias: “As pessoas sabem que é perigoso, a verdade é que os condutores são imprudentes por continuarem com a prática dessa conduta”, afirma.

Os números repassados pelo CIPTRAN são abrangentes, e envolvem também as vítimas de outros veículos que podem ter participado dos acidentes: “Neste universo, engloba o resultado dos acidentes, ou seja, as vítimas, inclusive de eventuais outros veículos que estejam eventualmente no acidente”, finaliza o inspertor Almir Bílio de Alencar, do CIPTRAN.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES