Transporte Eficiente paralisa as atividades em Teresina

Os 17 veículos adaptados para 1.400 pessoas com dificuldade de mobilidade cadastradas no programa Transporte Eficiente não saíram da garagem na manhã de hoje.

Transporte eficiente | Transporte eficiente
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (24) motoristas e cobradores do programa Transporte Eficiente, que atende cadeirantes em deslocamentos por Teresina, paralisaram totalmente as atividades em apoio à greve dos ônibus que já dura 17 dias na capital. Amparo Sousa, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft) pede celeridade na negociação entre as empresas e a Prefeitura de Teresina.

Os 17 veículos adaptados para 1.400 pessoas com dificuldade de mobilidade cadastradas no programa Transporte Eficiente não saíram da garagem na manhã de hoje. Os profissionais da categoria cobram os salários dos meses de dezembro de 2020 e janeiro deste ano.

Transporte Eficiente (Foto: Strans)

“O sistema de transporte eficiente paralisou totalmente hoje porque, segundo a empresa, o repasse do município [Teresina] não está sendo feito há dois meses. A empresa está passando por dificuldades por conta da crise e da pandemia e eles não têm recursos reservas para fazer o pagamento. Os motoristas alegam também que estão passando por dificuldades. Hoje eles resolveram cruzar os braços”, explicou Amparo Sousa.

A presidente da Adeft declara que as pessoas com deficiência estão sofrendo danos no trabalho e nos tratamentos de saúde com a falta do transporte. Amparo cobra que a situação dos deficientes seja tratada como prioridade no atual momento de greve.

“Pedimos que o município se sensibilize com caso e que ele faça esse repasse para que esse sistema seja restabelecido. É um serviço essencial, as pessoas com deficiência e usuários de cadeiras de rodas que são beneficiários desse sistema precisam muito dele. Estamos fazendo esse apelo e que o prefeito possa olhar a política da Pessoa com Deficiência como prioridade. A lei de prioridade não é só para fila de banco e supermercado, ela é também para processo”, informou.

Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina emitiu uma nota para cobrar providências a respeito da situação: 

A Associação dos cadeirantes do município de Teresina vem através deste informar que na manhã desta quarta-feira foi surpreendido com a paralisação total do funcionamento do transporte eficiente veículos destinado a transportar pessoas com deficiência em cadeira de roda em Teresina informa ainda, que desde as primeiras horas da manhã tenta articular junto a empresa e ao STRANS para que possa ser liberado pelo menos o atendimento aos usuários que estão agendados para serviços essenciais como por exemplo: hemodiálise, tratamento continuo, por entendemos que o funcionamento deste transporte é essencial à vida e portanto não pode parar na sua totalidade. 

Obs: A paralisação se dá por conta de questões salariais entre motoristas e empresário, e o não repasse da STRANS do pagamento a dois meses a empresa Santa Cruz que operacionaliza o Transporte Eficiente . ATT,. WILSON GOMES Presidente da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina.

A reportagem entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans) no início da manhã. Por volta das 11h, o órgão comunicou que o Transporte Eficiente voltou a circular normalmente para cobrir toda a demanda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES