Transporte público de Teresina ganha duas novas linhas para a zona sul

O objetivo da implantação é reduzir o tempo de viagem, dando mais celeridade ao deslocamento dos usuários.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A consultoria realizada pela Prefeitura de Teresina, em parceria com as concessionárias de transporte público coletivo, vem gerando resultados. Diante da solicitação de usuários e análises das rotas dos ônibus,  a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans) vai implantar nesta segunda-feira (23) duas linhas expressas de transporte público: a linha expressa 01 (Torquato Neto/Miguel Rosa) e linha expressa 02 (Irmã Dulce/Barão de Gurgueia). 

O objetivo da implantação é reduzir o tempo de viagem, dando mais celeridade ao deslocamento dos usuários. 

Em relação ao trajeto que as novas linhas vão percorrer, a  Linha expressa 01 (Torquato Neto/Miguel Rosa) partirá do Residencial Eduardo Costa, passando pelo Torquato Neto, bairro Porto Alegre, e seguirá pela BR-316 até o corredor Sul 1, que é composto pela Avenida Prefeito Wall Ferraz e a Avenida Miguel Rosa, retornando da Praça João Luis Ferreira. 

Já a Linha Expressa 02 (Irmã Dulce/Barão de Gurgueia): partirá da região do Torquato Neto, passando pelo bairro Porto Alegre, Esplanada, Vila Irmã Dulce, seguindo pela Henry Wall de Carvalho, utilizando o corredor Sul 2, composto pelas Avenidas Henry Wall de Carvalho e Barão de Gurgueia, retornando à Praça Saraiva.

CRÉDITO: JOSÉ ALVES FILHO

Há dois importantes pontos para a população em relação a esse novo incremento no transporte público da capital. Um deles é que a linha da Miguel Rosa volta pela Praça João Luís Ferreira e faz trajeto na BR-316. Portanto, o passageiro que estiver entre o balão da Avenida Airton Senna com a BR-316 (Balão do Porto Alegre) e a primeira estação do Juizado Especial (Bela Vista) deve estar informado que a linha não faz operação de embarque/desembarque. Nesse espaço, ela fecha as portas e faz deslocamento expresso.  

"A linha 02, que vai pela Barão, tem o mesmo comportamento. Ela circula no Torquato Neto, segue pela Irmã Dulce e no momento em que o ônibus entra na Henry Wall de Carvalho até o Clube dos 100, a linha permanece com as portas fechadas para embarque/desembarque e elas só abrem na primeira estação em frente à Caixa Econômica no Saci, indo para Praça Saraiva", detalhou Denilson Guerra, gerente de Planejamento da Strans.

Os veículos que serão utilizados possuem cinco portas, ou seja, os mesmos usados nas linhas troncais. Elas possibilitam o embarque do lado direito, dentro do bairro, e no lado esquerdo, dentro do corredor. Quanto ao visual, os ônibus terão um letreiro grande para que o passageiro saiba que se trata de uma Linha Expressa e,     diante disso, ela não passa dentro do terminal e tem espaço de trajeto curto, o que a torna uma linha mais veloz.

"Ressaltamos que as duas linhas expressas passarão por trechos que manterão atendimento alimentador de um lado e troncal do outro. Aquele passageiro que quer sair do bairro para o centro, nesse intervalo, conseguiremos retirar uma demanda da sobrecarga da linha alimentadora e a da linha troncal", relatou Denilson. 

Atenção ao horário

As linhas expressas só funcionarão em dias úteis e em horário de pico: das 5h até as 8h, e pela tarde, das 17h às 19h, ocasionando cerca de seis a sete viagens em cada turno. "É importante o passageiro ficar atento a esse movimento e nós  iremos ficar atentos à fiscalização para entender se está sendo usado, se necessita de melhoria", expressa o gerente de Planejamento da Strans.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES