Transporte público passa por sanitização

A arma utilizada para proteger os trabalhadores do serviço essencial é a pulverização de uma solução de água com hipoclorito dentro dos ônibus.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Governadores e prefeitos tentam frear o contágio da Covid-19 nas regiões do país para evitar o colapso dos hospitais e minimizar os impactos da pandemia. Em Teresina, os casos da doença cresceram 2.453% em um mês. Com essa velocidade, o município mais populoso do Piauí vem recorrendo às medidas de higienização dos locais com maior possibilidade de contágio.

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

No início na manhã de segunda-feira (4), a capital adotou a sanitização do interior dos veículos de transporte público para o combate à disseminação do novo coronavírus. A arma utilizada para proteger os trabalhadores do serviço essencial é a pulverização de uma solução de água com hipoclorito dentro dos ônibus. Ao todo, cinco equipes vão realizar esse serviço.

De acordo com informações de Marco Antônio Ayres, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), essa ação ocorre na parada final no Centro, como nas estações finais da Praça da Bandeira, Praça Saraiva e Praça Demóstenes Avelino, mais conhecida como Praça do Fripisa. Os usuários do transporte, motorista e cobrador devem descer do veículo para que seja realizada a desinfecção, que dura cerca de 10 minutos.

O secretário da Semduh lamenta que mesmo com os decretos e orientações para manter o isolamento, teresinenses continuam saindo de casa, o que tem elevado a utilização do transporte público. “As medidas que vão desde a redução da frota de transporte público à desinfecção diária destes veículos serão realizadas como forma de atuarmos assertivamente nos pontos considerados como maior nível de possibilidade de transmissão”, explica o gestor.

Desde o mês passado, a pulverização com a mesma composição também ocorre em terminais, paradas de ônibus e áreas externas de espaços públicos. Os usuários dos transportes públicos também devem contribuir com a utilização de máscaras, distanciamento e higiene.

Serviço restrito

Ainda na segunda-feira (4) o transporte coletivo voltou a circular da maneira radial, como ocorria antes da integração: dos bairros para o Centro. O serviço está restrito para trabalhadores de serviços essenciais. A prefeitura já cadastrou 30 vans para reforçar a frota de 120 ônibus, que equivale a 30% do fluxo convencional e apenas o cartão eletrônico será aceito para evitar a circulação de cédulas. A medida pretende reforçar o isolamento social na capital durante a pandemia de Covid-19. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES