Tremedeira pode não ser o primeiro sintoma de Parkinson

Tremedeira não é necessariamente primeiro sintoma

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa que atinge cerca de 200 mil brasileiros e os primeiros sintomas nem sempre são os tremores. Quem tem a doença tem que se superar a cada dia. Para tirar dúvidas sobre o assunto, o Bem Estar desta quinta-feira (28/04) convidou a neurocirurgiã Alessandra Gorgulho e o neurologista Luiz Augusto Andrade.

Por ser degenerativa, a doença de Parkinson prejudica os movimentos mais automáticos do corpo, ocasionando rigidez nos músculos, postura encurvada, dificuldade de marcha, lentidão nos movimentos, perda de equilíbrio e tremores. O diagnóstico pode demorar, pois leva em conta a observação dos sintomas.

Apesar de ser o sinal mais característico, nem todo mundo que possui tremor tem Parkinson. Em estágios mais avançados, outros sintomas se somam aos mais comuns: sono agitado, intestino preso, dificuldade de fala, alteração cognitiva e demência.

Os tratamentos atuais servem para atenuar e controlar os sintomas, ainda não sendo possível frear a progressão da doença. Já o exercício físico é indicado para desenferrujar os movimentos automáticos, estimulando a maleabilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES