Três barragens do Piauí alcançaram 100% de sua capacidade

Diante do período chuvoso, a atenção dada aos níveis dos açudes e capacidades de barragens é monitorada diariamente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos meses, o Piauí tem sofrido os fortes impactos das chuvas, e com isso os níveis de água em reservatórios e açudes têm atingido dados alarmantes. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em lista divulgada sobre a situação dos açudes, o Caldeirão, localizado no município de Piripiri, havia chegado em 100% da sua capacidade de armazenamento. Diante do período chuvoso, a atenção dada aos níveis dos açudes e capacidades de barragens é monitorada diariamente.

Dentre as 11 barragens sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), três já alcançaram 100% de sua capacidade em 2019. As barragens de Mesa de Pedra, localizada no município de Valença do Piauí, Emparedado, em Campo Maior, e inclusive a barragem de Piracuruca, a que tem maior capacidade de armazenar água, dentre essas três. As chuvas têm sido mais intensas na região Centro (Norte), enquanto os reservatórios da região Sul do Estado continuam com o baixo volume de água. Como exemplo, a barragem de Petrônio Portela, localizada em São Raimundo Nonato, e a barragem Algodões II estão com menos de 50% de sua capacidade, apresentando um dado crítico diante da época mais chuvosa do ano.

Segundo Geraldo Magela, diretor-geral do Idepi, o monitoramento das barragens é feito por vistorias técnicas de engenheiros do Instituto. “Neste período de intensidade de chuvas, nós fazemos mais rotineiramente e diminuímos e espaçamento entre uma visita e outra”, explica, ao complementar que todas as barragens estão sendo fiscalizadas e apresentam situação estável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES