Três casos de Zika são confirmados em Teresina

ssim como a dengue e a chikungunya, a Zika tem como única prevenção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O inquérito investigativo para confirmar a ocorrência da Zika em Teresina, que aconteceu no mês de junho deste ano, foi divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nessa quinta-feira (16). De 19 amostras de sangue, três deram resultados positivos.

O vírus da Zika que tem período de incubação em torno de quatro dias, é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Os pacientes atingidos pelo vírus adquirem sintomas como: febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas extremidades e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos.

De acordo com Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, a doença Zika é de fácil cura. “A diretoria de Vigilância da FMS sempre esteve atenta ao vírus, tendo em vista que a transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue.

Apesar disso, a Zika é uma doença que tem uma evolução para cura”, ressalta a diretora. Para Amariles Borba, a diferença entre a dengue e a Zika está na incidência de mortes.

“A grande diferença é a letalidade. Enquanto a Zika tem recuperação rápida, a dengue, se não tratada adequadamente, pode se tornar grave e levar à morte. Daí a necessidade de procurar assistência médica logo nos primeiros sintomas”, alerta.

A diretora de Vigilância em Saúde acrescenta ainda que, devido aos sintomas semelhantes, pacientes com Zika podem ter sido diagnosticados com dengue.“As recentes confirmações da nova doença deram origem a uma curiosidade se teriam alguns casos de Zika sido confundidos com a dengue. É provável que sim”, destaca.

Assim como a dengue e a chikungunya, a Zika tem como única forma de prevenção o combate ao mosquito Aedes aegypti. E é sobre essa questão que alerta Luciano Nunes, presidente da FMS:

“Precisamos ficar vigilantes e evitar criadouros do mosquito em nossas residências, locais de trabalho e escolas. A FMS continua realizando atividades de educação em saúde por meio de palestras, fiscalização de agentes de endemias, ou seja, a luta contra o Aedes aegypti deve ser contínua, durante todo o ano”, explica.

Já que não há vacina contra a Zika, o tratamento se restringe ao uso de paracetamol que ameniza os sintomas da febre e dores. Além disso, é recomendado que o paciente mantenha-se hidratado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES