Três em cada 10 produtos industrializados tem sódio em excesso, diz Anvisa

28% dos produtos industrializados avaliados no Brasil não cumpriram as metas de redução de sódio estabelecidas.

Produtos industrializados no Brasil | Tânia Rego/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou relatório em que aponta que nos anos de 2020 e 2021, aproximadamente 28% dos produtos industrializados avaliados no Brasil não cumpriram as metas de redução de sódio estabelecidas. Produtos como biscoitos salgados, bolos prontos, hambúrgueres, misturas para bolos, mortadela, pães de forma, queijo muçarela e requeijão foram identificados como os principais infratores.

🍟 O QUE DIZ O RELATÓRIO: No entanto, o relatório também aponta para melhorias em algumas áreas, como nos biscoitos doces tipo maria e maisena, sugerindo um avanço positivo em direção à redução de sódio. A Anvisa observa que as variações encontradas em produtos como batatas fritas e a consistência em cereais matinais indicam que abordagens diferenciadas são necessárias para cada categoria de produto.

Quanto aos temperos e caldos, tanto em pó quanto em cubo, o documento mostra que, embora haja progressos, ainda existem desafios significativos a serem superados para garantir a conformidade com as metas de redução de sódio, refletindo a complexidade do monitoramento desses produtos.

O QUE PRECISA SER FEITO?A análise da Anvisa evidencia que, apesar de alguns avanços, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos para atender às metas de redução de sódio, estando atrás de outros países da América Latina e do Caribe nesse aspecto. Isso sublinha a necessidade urgente de revisar e melhorar as estratégias em vigor, enfatizando a importância da colaboração entre reguladores, indústria alimentícia e sociedade civil para promover uma alimentação mais saudável.

COMO FOI A PESQUISA: O processo de monitoramento realizado pela Anvisa envolveu a coleta de amostras de produtos industrializados em estabelecimentos comerciais, seguindo um plano amostral nacional. Estas amostras foram analisadas em laboratórios oficiais para determinar o teor de sódio e verificar a rotulagem dos produtos.

Além do sódio, a Anvisa também divulgou um estudo sobre o teor de açúcares em alimentos industrializados, constatando que 81,8% das categorias avaliadas em 2021 atendiam aos limites estabelecidos. Contudo, biscoitos doces sem recheio e wafers não cumpriram as metas, indicando que ainda há espaço para melhorias na indústria alimentícia no que diz respeito à redução de açúcares.

QUAL A CONCLUSÃO? O relatório conclui ressaltando a importância de políticas públicas eficazes, conscientização e educação para promover a redução do consumo de sódio e açúcares, visando a proteção da saúde pública e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. A vigilância sanitária, em colaboração com laboratórios oficiais, desempenha um papel crucial nesse esforço de monitoramento e regulamentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES