Três em cada dez brasileiros já foram vítimas de crime

No entanto, menos de 20% procuram a polícia para registrar o caso, diz Ministério da Justiça.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 32% dos brasileiros que moram em cidade com mais de 15 mil habitantes já foi vítima de algum crime durante a vida. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto DataFolha.

O levantamento considerou 12 tipos de crime considerados com menor potencial ofensivo: furto e roubo de automóveis, furto e roubo de motocicletas, furto e roubo de objetos ou bens, sequestro, fraudes, acidentes de trânsito, agressões, ofensas sexuais e discriminação.

Segundo o estudo, 21% dos entrevistados afirmaram ter sido vítima de algum desses crimes nos 12 meses que antecederam ao questionário, aplicado no período de junho de 2010 a maio de 2011 e junho de 2012 a outubro de 2012. Foram entrevistadas 78 mil pessoas em 346 municípios com mais de 15 mil habitantes.

A maior quantidade de vítimas está na região Norte, onde o Amapá lidera o ranking, com 46%, seguido do Pará, com 35,5%. Já a região Sul é a região com menor taxa de vítima dos crimes citados na pesquisa. O Estado de Santa Catarina tem o menor índice, com 17% da população se dizendo vítima de algum dos crimes considerados por pelo menos uma vez nos 12 meses que antecedem à pesquisa.

Subnotificação

A pesquisa revela, no entanto, que apenas 19,9% das vítimas de alguns desses crimes procuraram a polícia para registrar queixa. O estudo estima que 80% dos delitos não entraram nas estatísticas oficias.

Os moradores das regiões Centro-Oeste e Norte são os que mais prestam queixa contra os crimes (25,3% e 24,5%, respectivamente). O Distrito Federal é a unidade da federação onde mais se comunica ocorrências à polícia (cerca de 33% das vítimas), seguido por Roraima (31,3%) e Rondônia (31,2%).

As mais baixas taxas de notificação encontram-se no Nordeste, onde apenas 15,8% das pessoas denunciam crimes sofridos, especialmente nos estados da Paraíba (11%), Bahia (13,7%), Rio Grande do Norte (14,2%) e Pernambuco (14,6%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES